Logo O POVO+
Impunidade. Vítimas de racismo e homofobia são desmotivadas a denunciar os crimes
DOM

Impunidade. Vítimas de racismo e homofobia são desmotivadas a denunciar os crimes

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará, Deodato Neto ressalta que vivemos em uma sociedade onde o racismo é velado. O advogado analisa que há uma “desmotivação” entre as vítimas de insultos racistas a levarem a questão adiante. “Muita gente se desmotiva com o Poder Judiciário lento, moroso, bem como a questão da cultura de acabar aceitando, não reivindicando os direitos para penalizar os culpados. Muitos fazem boletim (de ocorrência), mas nada acontece. Muitos procuram a delegacia de Polícia, mas não têm o tratamento adequado”.


Outro fator apontado por Deodato é que “grande parte da população acha informal a questão do racismo, da sexualidade. Pessoas que acham brincadeira estimulam o discurso, mantendo e perpetuando na nossa cultura esse tipo de atitude, de intolerância, de ódio”.


A legislação prevê punições na esfera criminal para atos de discriminação racial. A injúria racial pode resultar em pena de um a três anos de reclusão com possibilidade de fiança. Este tipo de crime ocorre quando se ofende diretamente uma pessoa específica, valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o crime de racismo, este inafiançável e imprescritível, atinge uma coletividade indeterminada de pessoas, discriminando toda a integralidade de uma raça, conforme o Conselho Nacional de Justiça.


O movimento LGBT ainda luta para assegurar direitos na legislação contra atos discriminatórios de gênero. Projetos de lei para criminalizar a homofobia ainda tramitam na Câmara dos Deputados. (Lucas Mota)

O que você achou desse conteúdo?