Logo O POVO+
Bate-pronto com Ana Laura Herrero
DOM

Bate-pronto com Ana Laura Herrero

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O POVO - Quais você acredita que sejam os principais efeitos causados na vila de Jericoacoara com a chegada de mais turistas?

Ana Laura Herrero - O maior impacto é o lixo que eles geram. Não só eles como a venda de mais produtos. Isso aumenta muito a questão da sujeira. Não tem lixeiras (em Jeri). Tem a associação empresarial das pousadas e dos hotéis, que faz um trabalho bastante forte com relação à reciclagem do lixo. De certa forma isso ameniza um pouco a situação, porém, não é suficiente. É uma questão que deveria ser observada pelas autoridades.

OP - O que pode ser feito para melhorar esse cenário?

Ana Laura - Acredito que maior investimento na usina de reciclagem. Que dessa usina se gerem produtos reciclados para serem vendidos na própria vila e fora dela, pra gerar emprego e renda e tirar um pouco esse impacto do plástico, dos papéis. Porque, se você recicla o lixo e esse lixo reciclado volta a ser utilizado pelos próprios empresários, de certa forma ameniza. Até aí, é questão de trabalhar essa parte de investimentos e de consciência ambiental.

OP - Você considera benéfica a chegada de mais turistas?

Ana Laura - Depende da qualidade do turista, porque turismo de massa é destrutivo. Se vêm mais turistas com uma qualidade educacional e ambiental maior, sim. Porém, até certo ponto, senão a vila fica superpopulada e isso compromete também até as pessoas que moram aqui, já que gera mais conflitos, mais ruído.

Ana Laura Herrero, 48, empresária em Jericoacoara e doutora em economia internacional

O que você achou desse conteúdo?