Logo O POVO+
Torre de livros
DOM

Torre de livros

Edição Impressa
Tipo Notícia

Antes de passar pelo santuário das monjas beneditinas, o músico e a companheira foram acolhidos pelo professor de Filosofia Ubiratan Trindade, 56 anos, e sua esposa Ingrid Trindade, 52. Por devoção ao ídolo, ambos aceitaram a missão.
 

Quando a filha do casal, Marina, 22, veio de Porto Alegre, Bira e Ingrid tiveram de contar o segredo. Ela foi recebida por Belchior com um longo abraço. “Marina, que bom finalmente vou te conhecer.  Vamos conversar?”, disse o astro para a estudante boquiaberta.


Foram três meses de convivência, sendo que parte do período transcorreu no sítio da família em Murta, a cerca de 100 quilômetros de Santa Cruz. Lá, em dezembro de 2013, a família se reuniu com os convidados e mais um casal. Na sala, o grupo botou para tocar o vinil Alucinação. “Belchior, tu tens noção do que significa esse momento para nós, que somos teus fãs?”, perguntou Marisa. “Lembro que ele riu e bebeu um gole de vinho. Foi muito marcante”, emociona-se a professora.
 

No outro dia, durante uma caminhada, Belchior apontou para o gramado e disse: “Meu sonho é construir uma torre de livros aqui e ficar para sempre”.
 

Ali, anônimo, ele circulava na área externa, algo que nunca fazia em Santa Cruz. Imitava o som dos passarinhos, colhia verduras, ouvia um radinho de pilha e até cogitava gravar um clipe.

Segundo os anfitriões, os visitantes nunca pagaram por nada e viviam com pouco. “Era muito simples, gentil e extremamente inteligente. Parece que abriu mão das coisas materiais. Nunca vamos esquecer dele”, diz Bira.
[QUOTE1] 

Marina chorou muito com a morte do músico. Foi por influência dele que ingressou no curso de História da Arte. “Ele sugeriu que eu fizesse meu trabalho de conclusão sobre cantores que pintam e disse que aceitaria participar. Infelizmente, não foi possível”. 

 

O FÃ
Dogival Duarte, 50 anos, radialista que acolheu Belchior em Santa Cruz do Sul. Ele mostra o quarto onde Belchior ficou hospedado, o violão que tocou e os discos autografados que deixou  

 

A MÚSICA
Rádio e violão que Belchior usava enquanto esteve hospedado no sítio da família do professor Ubiratan Trindade, 56 anos, na localidade de Murta, em Passa Sete (RS)  

 

O que você achou desse conteúdo?