Logo O POVO+
Edna e o enigma
DOM

Edna e o enigma

Edição Impressa
Tipo Notícia

Existe um consenso entre os amigos de Belchior: a vida dele mudou com a chegada de Edna Assunção de Araújo. 


Madre Paula a define como “possessiva”. Para Aquiles Gusson e Gloria Miranda Caceres, da Ecovila, ela sempre foi “ciumenta”. Ficava o tempo todo ao lado de Belchior, não gostava que ele conversasse com os outros, não queria que ele tocasse e cantasse em público e, às vezes, até o impedia de falar. Tinha medo de que estivessem sendo vigiados ou seguidos. Dizia agir assim para protegê-lo. “A gente até pensava em interferir, mas ele parecia se divertir com aquela neurose. Botava panos quentes, pedia para a gente não dar bola”, recorda Gloria.
 

Médico especializado em homeopatia e acupuntura, Aquiles diz que havia “algo de incompreensível” na relação. Gloria não tem dúvidas de que Belchior gostava dos cuidados de Edna, mesmo que soassem excessivos.“Era uma fã que encontrou o ídolo e o raptou para si. Ela o colocava lá em cima o tempo todo. E ele entrou na canoa porque quis. Estava gostando. Parecia muito bem”.
[QUOTE1] 

Ingrid Trindade, que teve longas conversas com Edna, via nela uma mulher apaixonada e correspondida no amor. A empresária conta que havia uma ligação intelectual entre os dois.
 

“Ela tinha uma personalidade forte e não queria dividir Belchior com ninguém”, afirma. Sempre que alguém tentava arrancar de Belchior o motivo da reclusão e perguntava quando ele voltaria a fazer shows, o músico respondia com evasivas. Dizia sempre estar preparando o retorno, mas isso nunca acontecia.
 

No último domingo, depois de acompanhar a liberação do corpo do companheiro com a ajuda de uma amiga que não quis dar entrevista, Edna juntou tudo o que os dois tinham em duas malas, recolheu os textos e os desenhos de Belchior e deixou a casa onde viveram por quase dois anos, no bairro Santo Inácio, sem se despedir de mais ninguém, nem mesmo do dono da casa _ um empresário que que não só deu teto como apoiou financeiramente o casal, e que não quis aparecer nem falar sobre o assunto.
 

Edna foi vista pelos santa-cruzenses na TV, no enterro de Bel, no Ceará. A reportagem não conseguiu localizá-la para falar sobre a vida ao lado do cantor. A saída de cena de Belchior continuará envolta em dúvidas, talvez para sempre.

Matéria realizada pelo jornal Zero Hora, especial para O POVO

O que você achou desse conteúdo?