Logo O POVO+
Abril Marrom. Campanha lembra importância do cuidado com a visão
DOM

Abril Marrom. Campanha lembra importância do cuidado com a visão

Você sabia que, no Brasil, há mais de 6,5 milhões de cegos? Abril Marrom é campanha para conscientizar sobre esse cenário e reforçar importância de prevenção de algumas doenças
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Segundo o Censo 2010 do IBGE, 23,9% da população brasileira apresentam um tipo de deficiência. Entre as categorias investigadas, a visual — incluindo “não consegue ver de modo algum”, “grande dificuldade” e “alguma dificuldade” — apresenta a maior incidência, sendo declarada por 18,8% da população. Desse número, um total de 6,5 milhões de brasileiros declararam cegueira total ou grande dificuldade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos quadros de perda de visão no Brasil poderiam ter sido evitados ou tratados. Grande parte dos casos é causada por doenças como glaucoma e retinopatia diabética, que, se diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas.

[SAIBAMAIS]

Foi em uma conversa sobre esse cenário que Suel Abujamra, doutor em Medicina (Oftalmologia), membro e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, e Aníbal de Freitas, ex-vereador pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e, atualmente, membro do Partido Verde (PV), debateram a importância de criar uma ação para reduzir os casos de cegueira. Em 2016, a campanha Abril Marrom, dedicando o mês à causa, entrou para o calendário de eventos do município de São Paulo.


“A quantidade de cegos no Brasil é muito alta. É questão de conscientizar a população e o poder público”, explica o médico, referindo à manifestação silenciosa do glaucoma, que pode ser diagnosticado com exames preventivos, mas está entre as principais doenças que causam perda da visão em estágios avançados.


Segundo Abujamra, o custo para a realização de exames preventivos e tratamentos é consideravelmente menor que o gerado por uma perda de visão, que, entre outros custos, provocará a aposentadoria de muitos desses pacientes, além da redução de qualidade de vida e outras consequências pessoais. “É uma coisa absurda. Não tem política nesse sentido. O poder público precisa se esclarecer e a mídia precisa ajudar. A cegueira, em vários casos, é evitável, mas precisa do diagnóstico precoce.”


Ceará

No Ceará, a Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO) realiza periodicamente ações voltadas para prevenção e atendimento gratuito, com exames preventivos, além de duas campanhas anuais voltadas especificamente para o glaucoma e a retinopatia diabética. “Geralmente, é feito atendimento dirigido à investigação de glaucoma, com medição da pressão intraocular de fundo de olho, e retinopatia diabética, doenças mais comuns que, se diagnosticadas precocemente, podem ser revertidas. Atendemos, todo mês, cerca de 250 pessoas, entregamos folhetos, fazemos diagnósticos de catarata etc. A SCO realiza essas ações, de modo preventivo, há quase seis anos”, destaca Abraão Lucena, presidente da SCO.

 

Em apoio ao Abril Marrom, a SCO realizou ações diversas durante o mês. No dia 14, por exemplo, uma ação na avenida Sargento Hermínio disponibilizou exames preventivos de glaucoma e retinopatia diabética para a população local. Na última sexta-feira, 28, foi a vez do bairro Vila União receber a iniciativa.


Também como parte da divulgação do Abril Marrom, médicos realizaram exames para medir visão, encaminhamento para óculos, quando necessário, e outros exames complementares em cerca de 500 crianças, na Escola Municipal Haroldo Jorge Braun Vieira. Outras ações ainda estão previstas para o início de maio.


Outro ponto destacado no Abril Marrom e ressaltado por Abraão Lucena, que merece atenção, é o reduzido número de clínicas públicas com atendimento oftalmológico. “Tanto em Fortaleza como no Ceará, é muito pequeno em relação à quantidade de pessoas que necessitam de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, apontou.

 

NÚMEROS

 

6,5

milhões

de brasileiros apresentam deficiência visual


506.377

pessoas vivem com cegueira total

 

6.056.533

sofrem com grande dificuldades para ver

29.211.482

outras pessoas ainda apresentam alguma dificuldade de visão

60% a 80%

dos quadros de perda de visão no Brasil poderiam ter sido evitados ou tratados

 

SERVIÇO

 

SOCIEDADE DE OFTALMOLOGIA CEARENSE

Contato: (85) 3264 9404

Onde: Av. Dom Luís, 300, sala 1127, Meireles

Saiba mais: www.sco.med.br,

www.facebook.com/sociedade.deoftalmologia e

www.abrilmarrom.com.br

 

O que você achou desse conteúdo?