Logo O POVO+
Apoio à Lava Jato. A volta dos protestos às ruas do País
DOM

Apoio à Lava Jato. A volta dos protestos às ruas do País

Política: Em fortaleza, além da operação, manifestantes também defenderão o direito à população se armar e o fim do foro privilegiado
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

O País continua submerso em enormes escândalos que contaminam da política à exportação de carne, um cenário que levou ativistas a convocarem protestos para este domingo, esperando que multidões se animem a ir às ruas.
 

Planejada por organizações que ficaram conhecidas durante a crise que levou à destituição da ex-presidente Dilma Rousseff, as manifestações têm por intenção pressionar a elite política cercada por acusações de corrupção e defender os procuradores que a investigam, diante da iminente revelação de novas revelações do esquema de propinas na Petrobras.
 

O enorme escândalo de propinas e desvio de dinheiro público revelado pela  Operação ‘Lava Jato’ revelou ma rede de corrupção entre políticos e empresários da construção civil que financiava campanhas e aumentava fortunas pessoais.
 

O caso voltou à cena este mês com o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de abrir 83 inquéritos contra políticos.
 

Os vazamentos à imprensa - outro escândalo, já que as investigações são conduzidas secretamente - indicam que nove ministros do governo de Michel Temer estão na lista de Janot. Além disso, também figuram Dilma e Lula, que já enfrenta investigações por corrupção.

Economia
Os escândalos e protestos deste domingo ocorrem, ainda, em meio a pior recessão da história do Brasil. “As pessoas estão preocupadas com a corrupção, com as tentativas de minar a Lava Jato, mas estão especialmente preocupados com a economia”, diz Daniel Vargas, professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
 

Vargas acredita que seja mais fácil atrair as pessoas para as ruas quando há um “inimigo claro”, como foi o caso da ex-presidente Dilma.
Mas agora, a popularidade da luta contra a corrupção dá espaço ao medo e à desilusão. 

 

Serviço

Ato em apoio à Lava Jato, pelo fim do foro privilegiado e do desarmamento civil
Quando: domingo, 26/3
Horário: 16 horas
Onde: Praça Portugal

O que você achou desse conteúdo?