Logo O POVO+
Radar não multa avanço de sinal na madrugada, mas agente pode autuar
Cotidiano

Radar não multa avanço de sinal na madrugada, mas agente pode autuar

Autarquia explicou ontem que fiscalização eletrônica não registra avanço de sinal vermelho entre 20 horas e 5h59min, desde que velocidade não exceda 30 km/h. Mas, agentes podem multar e outras infrações são flagradas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO2]

Após repercussão da manchete de ontem do O POVO, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza reconheceu que radares não registram avanço de sinal vermelho nos semáforos entre 20 horas e 5h59min. Para não ser multado, o motorista precisa atravessar o cruzamento com velocidade de, no máximo, 30 km/h.

[SAIBAMAIS] 

É a primeira vez desde 2013, na gestão do prefeito Roberto Cláudio (PDT), que a AMC afirma publicamente adotar esse entendimento, que era prática na gestão anterior.


[FOTO1]Entretanto, mesmo sem que o fotossensor registre a infração, o motorista pode ser autuado caso o avanço de sinal seja flagrado por agente de trânsito. Outras infrações, como retorno proibido ou transitar pela ciclofaixa, são registradas pelo radar independentemente do horário.


A posição da autarquia, confirmada na manhã de ontem em nota, foi anunciada em primeira mão em entrevista do chefe de Trânsito da AMC, Acelino Lima, ao jornalista Luiz Viana, no programa O POVO no Rádio, na O POVO/CBN. “O equipamento eletrônico não dispara para avanço de semáforo entre 20 horas e 5h59min da manhã, com velocidade até 30 km/h”, informou Acelino. Ele afirmou que, diante da polêmica, a AMC decidiu explicitar sua posição. “Visto toda essa confusão gerada, a gente está realmente agora partindo com um discurso mais claro, mais evidente”, disse na entrevista.


Até então, o discurso da autarquia era de que o motorista estava sujeito a multa a qualquer horário em caso de descumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conforme O POVO mostrou ontem. Na segunda-feira, a assessoria do órgão informou à reportagem que motoristas que avançassem sinal de madrugada, independentemente da velocidade, eram passíveis de punição. “Podem ser multados. Quem infringiu a lei está sujeito a autuação”, havia informado a assessoria, antes do anúncio de ontem. O discurso representava mudança da orientação adotada e publicizada na gestão Luizianne Lins (PT).


Embora a AMC até ontem não tornasse pública a forma como agia em relação ao tema, Acelino afirmou que, na prática, motoristas nunca foram autuados pelo avanço de sinal após 20 horas. “Não há nenhum caso, nesse tempo todo, em que foi feita uma multa por equipamento eletrônico nesse horário, respeitando esse limite da velocidade”. Na reportagem publicada ontem, O POVO já noticiou relatos de motoristas que disseram nunca terem sido multados, apesar de cruzarem semáforo fechado de madrugada. Salvo em caso no qual a velocidade excedeu 30 km/h.


Outras infrações

Mesmo sem registrar avanço de sinal vermelho com até 30 km/h, os radares eletrônicos flagram outras infrações de trânsito, independentemente do horário, mesmo de madrugada. “Se o motorista, mesmo com velocidade até 30 km/h, fizer conversão proibida, retorno proibido ou passar pela ciclofaixa, ou se exceder a velocidade, aí sim o equipamento eletrônico funciona integralmente em qualquer horário do dia”, disse Acelino na rádio O POVO/CBN.

 

Saiba mais


Detran-CE

A informação divulgada ontem pela AMC significa que, na prática, a autoridade de trânsito municipal de Fortaleza adota o mesmo entendimento do Detran-CE, que, desde a semana passada, já havia sido claro sobre o critério que adota.

 

Crimes

Segundo estatísticas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o horário da noite é quando ocorrem mais roubos — os chamados Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP).

 

Durante o mês de julho, um em cada três roubos à pessoa registrados no Ceará ocorreram entre 18 horas e23h59min. Outros 10% se deram entre meia noite e 5h59min. Em um mês, foram 2,4 mil ocorrências entre a noite e a madrugada.

 

O que você achou desse conteúdo?