Logo O POVO+
Fazenda com experimentos de convivência com seca deve funcionar no CE
Cotidiano

Fazenda com experimentos de convivência com seca deve funcionar no CE

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A parceria entre Ceará e Israel na convivência com a seca deve ser consolidada até o fim deste ano com o começo das atividades de uma fazenda-modelo em Quixeramobim, no Sertão Central do Estado. Serão três estufas em área de 7,5 mil metros quadrados (m²) da Fazenda Normal — equipamento de experimentação e disseminação de tecnologias do setor agropecuário atualmente gerenciado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

 

Segundo a Embaixada de Israel em Brasília, a ideia é que a fazenda-modelo abrigue tecnologias referentes a práticas agrícolas com uso racional de recursos naturais — água, especialmente. “Tudo à base da hidroponia”, que é a técnica que garante o cultivo de plantas sem a necessidade do solo, cita o presidente da Ematerce, Antônio Amorim.


Também será aplicada a técnica de aquaponia, que reúne a criação de peixes e o cultivo de plantas num sistema circulante e fechado.


Espera-se que, com os experimentos e os profissionais estrangeiros, a fazenda seja “um grande centro de referência e difusão de tecnologias, com atividades permanentes de capacitação e assistência técnica”, projeta a embaixada.


Vindos em embarcações de Israel, alguns dos equipamentos que vão compor as estufas da fazenda-modelo estão há um mês na alfândega do Porto do Pecém, de acordo com Antônio Amorim. No começo do mês, o governador Camilo Santana (PT) aprovou orçamento para iniciar os trabalhos de deslocamento e instalação dos aparatos. Essas obras estão orçadas em R$ 2 milhões, conforme a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Por parte de Israel, foram destinados US$ 10 milhões para apoio às cinco empresas israelenses que investem na fazenda.


Mesmo que uma parte do equipamento comece a operar ainda neste ano, a expectativa é que o funcionamento pleno seja no primeiro semestre de 2018. (Luana Severo)

 

Saiba mais


O Estado de Israel, no Oriente Médio, tem um clima que chega a ser mais seco do que o do Nordeste brasileiro.

 

Entre as tecnologias utilizadas pelos gestores de lá para a convivência com a seca, estão a da irrigação por gotejamento e o reúso da água do esgoto.

 

Por ano, segundo o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, Israel consegue utilizar 180 milhões de metros cúbicos (m³) de água só por meio do reúso.

 

As negociações entre Ceará e Israel tomaram forma em 2013, época da gestão do ex-governador Cid Gomes (PDT).


Em 2015, já na gestão do governador Camilo Santana (PT), foram ampliadas as discussões sobre a construção de uma fazenda-modelo para a difusão de tecnologias e capacitação dos agricultores cearenses, de acordo com Amorim.


Na aquaponia, “você tira a água do poço (profundo), bota no tanque pra criar peixe e a água do peixe vai pras plantas já fertilizada”, conforme Amorim. “Isso é uma demonstração de que se pode criar peixes e plantas em lugares pequenos. É uma tecnologia que pode ajudar muito a agricultura familiar”, defende.

 

O que você achou desse conteúdo?