Logo O POVO+
Trecho deve ficar bloqueado por um ano e meio
Cotidiano

Trecho deve ficar bloqueado por um ano e meio

Desvio é necessário para viabilizar as obras de construção de um túnel na Via Expressa. Outro túnel na Alberto Sá deve começar a ser construído em setembro, projeta a Prefeitura
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Trecho da avenida Almirante Henrique Sabóia, a Via Expressa, está bloqueado desde ontem devido à construção do primeiro dos dois túneis propostos pela Prefeitura de Fortaleza para compor um corredor expresso de ônibus entre os terminais da Parangaba e do Papicu. O bloqueio foi feito somente para quem trafega no sentido Sertão/Praia, entre as ruas General Tertuliano Potiguara e Vilebaldo Aguiar.


Enquanto a obra ocorre, pelos próximos 18 meses, o motorista que transita pela Via Expressa no sentido Sertão/Praia e quer continuar na avenida deve: dobrar à direita na rua General Tertuliano Potiguara; virar à esquerda na avenida Engenheiro Santana Júnior; seguir até virar à esquerda na avenida Alberto Sá e, por fim, retornar à Via Expressa.

[QUOTE1]

Em razão do desvio, fica proibido estacionar próximo às calçadas na General Tertuliano Potiguara. Além disso, o semáforo para pedestre que havia na rua foi substituído por um semáforo para os veículos vindos da Via Expressa. Segundo o gerente de Operações da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Disraeli Brasil, equipes do Controle de Tráfego em Área (CTAFor) ainda estudam a duração do sinal. Até a finalização das obras, prevista para dezembro de 2018, equipes do Via Livre orientam motoristas para o desvio.


Túneis


O túnel que está sendo construído agora na Via Expressa servirá, principalmente, para permitir a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que está sendo montado na mesma região, segundo a secretária municipal da Infraestrutura, Manuela Nogueira. Esse acesso subterrâneo, de acordo com a gestora, não deve ter tanto impacto no trânsito como o outro túnel, previsto para começar a ser construído em setembro.


Esse segundo túnel será na avenida Alberto Sá, sob a Via Expressa, e deve eliminar quatro semáforos do local. “Vamos ter uma via expressa sem nenhuma interrupção semafórica ou cruzamento”, projeta a secretária. Ambos os equipamentos estão orçados em R$ 67 milhões.


As últimas intervenções para a conclusão do corredor expresso ainda estão sendo estudadas pela Prefeitura, mas devem ser feitas no cruzamento da rua Germano Franck com a avenida Silas Munguba,
na Parangaba.

 

Saiba mais


Ônibus

Quatro linhas de ônibus foram alteradas com o desvio na Via Expressa: (028) Antônio Bezerra/Papicu; (031) Borges de Melo I; (069) Lagoa/Papicu/Via Expressa; (098) Expresso/Antônio Bezerra/Papicu.


Segundo desvio

Está previsto um segundo desvio de tráfego para o fluxo que vem da Cidade 2000 pela rua Bento Albuquerque rumo ao Iguatemi.


Custo dos túneis

A construção dos dois túneis (um na Via Expressa e outro na avenida Alberto Sá) está orçada em R$ 67 milhões, segundo a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).


Desapropriações

Pelo menos sete imóveis devem ser desapropriados na região onde será construído o segundo túnel (Avenida Alberto Sá). Conforme a Seinf, as negociações já foram iniciadas. 

 

Por Luana Severo

[FOTO2]

O que você achou desse conteúdo?