Logo O POVO+
Criminosos explodem banco e fazem reféns em Nova Olinda
Cotidiano

Criminosos explodem banco e fazem reféns em Nova Olinda

Foi o terceiro ataque a banco nesta semana no Ceará, todos com uso de explosivos. Na fuga, os assaltantes chegaram a fazer reféns, que foram liberados em seguida. Quadrilha não conseguiu levar dinheiro da agência
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Mais um banco foi atacado com explosivos no Ceará. Dessa vez, a ação criminosa ocorreu na agência do Banco do Brasil da cidade de Nova Olinda, na região do Cariri, que ficou parcialmente destruída. O grupo fez moradores reféns e os libertou durante a fuga. Esse foi o terceiro ataque a bancos no Estado apenas essa semana.


Os outros dois ataques ocorreram nos municípios de Ipueiras e Redenção, no domingo, 9, e na segunda, 10, respectivamente. Em 2017, já são 31 agências que foram alvo de ataques. Em 21 desses casos foram utilizados artefatos explosivos para ter acesso ao banco.


Os números ainda são inferiores aos 40 ataques registrados nesse mesmo período de 2016. No entanto, as quatro ocorrências registradas em apenas 12 dias deste mês já são superiores às três que aconteceram nos 31 dias de julho do ano passado. Os casos registrados nos últimos dias quebram ainda uma sequência de três meses seguidos de queda no número de ataques.


O Cariri é uma das regiões em que esse tipo de ação tem ocorrido com maior frequência. Nos últimos 30 dias, foram três ataques a bancos da região. No último dia 11 de junho, uma agência do Banco do Brasil de Assaré foi alvo de explosões na madrugada. Caso semelhante ocorreu no município de Baixio, onde um caixa eletrônico (também do Banco do Brasil) foi explodido no último dia 3.


Em Nova Olinda


No caso de Nova Olinda, um grupo com cerca de 15 homens chegou ao local, atirou nas portas de vidro e armou explosivos próximos aos caixas de auto-atendimento. Detonadas as bombas, o teto da agência desabou, o que impediu que a quadrilha tivesse acesso à sala do cofre, saindo de lá sem o dinheiro.


Antes de detonarem os explosivos, a quadrilha adotou procedimento semelhante ao observado em outros ataques a bancos. O grupo armado se dirigiu à delegacia da Cidade (que fica a cerca de 300 metros da agência em questão) e atirou contra o prédio, com o intuito de retardar a ação policial.


Durante a fuga, os assaltantes — que estavam armados com fuzis e metralhadoras — liberaram reféns na entrada da cidade e no município de Exu, em Pernambuco, que faz divisa com Nova Olinda. Não houve feridos. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), equipes do Esquadrão antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) se deslocaram ao local da explosão para retirada dos artefatos explosivos.


O órgão afirma ainda que composições do Batalhão de Divisas e da Força Tática de Apoio (FTA) participam das buscas ao grupo e que a Polícia pernambucana também integra as diligências. Até o fechamento desta página, ninguém havia sido preso.

[FOTO1] 

O que você achou desse conteúdo?