Logo O POVO+
Alunos são estimulados a participar de gestão escolar
Cotidiano

Alunos são estimulados a participar de gestão escolar

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O encontro Diálogos sobre Gestão Escolar de 2016 ajudou o colégio de João Victor dos Santos Sousa, 17, a deixar o grêmio mais atuante. Aluno da Escola Estadual de Educação Profissional Antonio Mota Filho, em Tamboril, a 294,8 quilômetros de Fortaleza, ele, agora, multiplica o aprendizado que recebeu no ano passado. “Quando o aluno tem vez e voz na gestão, ela se torna mais democrática e a escola um local de aprendizagem muito melhor”, afirma.


João Victor é um dos 650 estudantes na edição deste ano do encontro, participando com outros 150 gestores de escolas do ensino médio do Ceará. O encontro termina hoje discutindo maneiras de tornar os alunos mais atuantes nas escolas. O evento é promovido pelo Instituto Unibanco em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e acontece em outros quatro estados. Ajudar na criação de grêmios estudantis e participar no que for possível por pedido dos alunos é um dos desafios.


“O índice de abandono escolar somente no primeiro ano é de 30%. O fato de o aluno ser envolvido na gestão vai diminuir bastante esse número”, projeta Régia Xavier, articuladora de Gestão Escolar da Seduc. Os estudantes são convidados a repassar para os colegas o que foi definido no
encontro. (Angélica Feitosa)

O que você achou desse conteúdo?