Logo O POVO+
Quinto túnel é descoberto em penitenciárias em menos de 15 dias
Cotidiano

Quinto túnel é descoberto em penitenciárias em menos de 15 dias

Na tarde de ontem, outra escavação foi localizada, na CPPL I, em Itaitinga. Visitas foram canceladas na CPPL III, neste fim de semana, após a descoberta de dois túneis
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Mais um túnel foi descoberto em unidade prisional cearense. Na tarde de ontem, agentes penitenciários encontraram uma escavação no interior da Casa de Privação Provisória de Liberdade I (CPPL I), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Foi o quinto caso em menos de duas semanas. Não houve fugas.


Segundo informações da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), o túnel foi encontrado por volta das 16 horas, na rua B da unidade. A escavação começou a ser fechada ainda na tarde de ontem. A secretaria não informou se adotará medidas disciplinares, a exemplo da suspensão das visitas na CPPL III, no mesmo município, neste fim de semana, após a descoberta de outros dois túneis.


Conforme O POVO publicou ontem, a CPPL III é apontada como unidade que abriga membros do Primeiro Comando da Capital (PCC). Por conta da suspensão, houve rumores de que os detentos estariam convocando rebelião. O POVO apurou que, por prevenção, viaturas circularam em comboio e a segurança das delegacias foi reforçada.


Na tarde de ontem, dois criminosos roubaram os passageiros de um ônibus da linha Conjunto Ceará 4ª Etapa, no mesmo bairro, e tentaram atear fogo no coletivo, entre as avenidas J e Central. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que um dos suspeitos usava tornozeleira eletrônica. Eles usaram gasolina para incendiar um dos bancos e fugiram. O fogo, porém, foi debelado por PMs, que usaram o extintor de incêndio da viatura. Apenas o banco do ônibus foi danificado.


Segundo testemunha ouvida pelo O POVO, durante a fuga, pelos trilhos que dão acesso ao bairro Jurema, em Caucaia, os suspeitos teriam dito que o ataque era uma “reação” à suspensão das visitas. Um boletim de ocorrência foi registrado no 12º Distrito Policial, onde o caso será apurado.

 

Túneis

No último dia 10, durante a noite, 15 presos fugiram da CPPL III por um túnel escavado na unidade. Seis foram recapturados. Cinco dias antes, outros dez internos haviam fugido do mesmo presídio, por outro túnel. Todos foram recapturados. Já na tarde da última quinta-feira, 15, outros dois túneis foram achados, na mesma unidade. Por conta disso, a Sejus decidiu suspender as visitas no prédio. A medida é prevista na Lei de Execuções Penais.
O que você achou desse conteúdo?