Logo O POVO+
Prefeitura ainda pode incluir áreas de dunas em ZPA
Cotidiano

Prefeitura ainda pode incluir áreas de dunas em ZPA

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ainda em abril de 2016, as mesmas áreas de dunas eram alvo de divergência entre o projeto de regulamentação proposto pelo Governo do Estado e o desenho pensado pelo Fórum Permanente pela Implementação do Parque do Cocó. A proposta do Estado era transformar as faixas de dunas em Áreas de Relevante Interesse Ecológico (Aries), esperando que a Prefeitura alterasse o Plano Diretor para incluir os trechos em Zona de Proteção Ambiental (ZPA).

 

Na prática, a Arie permitiria pouca ou nenhuma ocupação humana, enquanto a ZPA teria como taxa de ocupação e altura máxima de edificações iguais a zero. Nenhuma destas alternativas permaneceu no discurso do Governo na recente proposta de regulamentação. Perguntado pela reportagem sobre a possível parceria, o secretário Artur Bruno informou não ter como responder sobre a questão que caberia exclusivamente à Prefeitura de Fortaleza.


Segundo a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), a Prefeitura está realizando estudos técnicos para estas áreas, atualmente consideradas Zonas de Interesse Ambiental (ZIAs). Para o Cocó, esta classificação no Plano Diretor permite ainda uma altura máxima de 48 metros para edificações.


Estudos

Com estudos a serem iniciados em julho deste ano, uma revisão do Plano Diretor deve contemplar também alterações de classificação para esta área. Conforme informações da pasta, é cogitada a criação de uma Zona de Preservação Ambiental das Dunas - ZPA 4. Na legislação vigente, são três tipos de ZPA: faixas de preservação permanente de recursos hídricos (ZPA 1), faixas de praia (ZPA 2) e o Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba (ZPA 3).
O que você achou desse conteúdo?