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Paic estimula formação dos profissionais de educação
Cotidiano

Paic estimula formação dos profissionais de educação

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A professora Tébia Ferreira,37, sorri orgulhosa ao falar que vê nos olhos das crianças que o conteúdo repassado é entendido. A situação que poderia soar simplória era dificuldade quando ela se iniciava na profissão em 2006, em Cariré, na microrregião de Sobral. “Antes, o aluno ouvia, até servia para a prova, mas se você perguntasse dois meses depois, ele não lembrava mais. Hoje, o professor olha e vê nos olhos que a criança está ali assimilando e pensando no que está sendo repassado a ela. Antes, eles estavam ali pra absorver, mas não era aprendizado. Hoje, elas têm opinião”, conta.


Tébia, assim como o professor Name Mesquita, 37, são hoje professores dos professores do Município - ou seja, eles ajudam na formação do profissional de educação e no planejamento das aulas “Isso não existia antes do Paic. E é essa formação que faz com que a gente pense em novas metodologias de ensino, que facilitem o aprendizado do aluno. Com jogos, estratégias lúdicas, a gente passou de um universo de 200 crianças em que apenas seis entendiam e gostavam de matemática, para exatamente o oposto: todo mundo adora matemática”, comemora Name.


O Município em que os dois hoje lecionam tem os melhores Índices de Desempenho Escolar no 2º Ano do Ensino Fundamental (IDE-Alfa) e IDE do 5º ano. E, para os professores, os resultados estão diretamente ligados ao nivelamento do que é ensinado em toda rede de ensino da Cidade, à valorização do professor e à compreensão das gestões municipais de que o investimento em educação traz, sim, retornos à Cidade. “Se o professor queria fazer alguma coisa diferente, era do bolso dele. Hoje, os prefeitos têm um outro olhar para a educação. Antes, o professor se via sozinho. O Paic fez com que segurassem nossas mãos, nos amparassem. Agora eu sou outra professora. Abriu um leque de oportunidades, de visão de mundo, de que, assim como a educação, eu posso chegar mais longe”, acredita Tébia.



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