Logo O POVO+
Método de avaliação incentiva melhorias, considera gestor de Ipueiras
Cotidiano

Método de avaliação incentiva melhorias, considera gestor de Ipueiras

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

Sair da lista dos 20 municípios com piores índices de educação e, dez anos depois, receber 45 prêmios de Escola Nota 10 — que agracia as 150 melhores escolas públicas em cada nível de avaliação. É assim que Antônio Alves Neto, secretário da Educação de Ipueiras, na microrregião de Ipu, mensura a importância do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Paic) para a Cidade.

Envolvido há 34 anos na educação, professor Neto, como é conhecido, acredita que o programa com métodos de avaliação e acompanhamento do aprendizado faz com com o ensino ganhe foco e direção. “Passasse a ter noção do que está fazendo e qual o caminho para melhorar. E quando essas avaliações são acompanhadas de premiações isso dá ao gestor escolar uma capacidade de investimento para realizar sonhos que até então ele nem cogitava”.


Para o gestor, o programa corrige falhas que faziam com que os alunos chegassem até o 9º ano com dificuldades severas de ler e fazer contas. “Isso quando eles chegavam, porque enfrentávamos uma evasão muito grande. Hoje, com turmas niveladas, com os alunos com patamares de aprendizado muito semelhantes, é muito mais certo que eles cheguem até o 9º ano”, aponta.


Ele salientando que é um trabalho feito por muitas mãos, e que passa pela família do aluno, pelo motorista que leva ele até a escola, e tomada da consciência do professor de que é preciso fazer uma educação consistente. Neto exalta o papel transformador da educação.


“O Paic me deu a certeza de que a educação é cada vez mais apaixonante, de ver o quanto é importante nossa participação na vida das pessoas. O Paic nos aumenta a possibilidade de que essas crianças que aprendem no tempo certo sejam adultos bem sucedidos. Como educador, não consigo ver outra profissão com um poder mais espetacular do que esse: intervir na qualidade do futuro desses jovens”, defende.


O que você achou desse conteúdo?