Logo O POVO+
Jardins da Catedral ganham paisagismo e sistema de irrigação
Cotidiano

Jardins da Catedral ganham paisagismo e sistema de irrigação

A mudança foi realizada por meio do programa de adoção de praças da Prefeitura. Pároco da igreja cobra mais segurança no local à noite
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

Terceira maior do Brasil, a Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro, voltou a ter jardins que enchem os olhos. A instalação de sistema de irrigação e de paisagismo é resultado do Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Na mudança, finalizada há cerca de uma semana, carnaúbas, palmeiras e hibiscos, entre outras espécies, foram plantadas no entorno do templo. Uma empresa privada realizará a manutenção do jardim durante um ano.

 

A igreja conviveu, nos últimos anos, com a área externa sem manutenção adequada. “Melhorou 100% o aspecto. Os turistas e as noivas que vêm casar aqui estão adorando”, comemora Paulo Sérgio Matos, 46. Responsável pela manutenção da Catedral há quase 30 anos — entre “idas e vindas” — ele acompanhou as mudanças do local.

[QUOTE1]

Comemorando a revitalização, o pároco da Catedral, padre Clairton Alexandrino, teme que a mudança não dure. “Não temos como contratar alguém para fazer a segurança à noite, quando vêm pessoas que quebram os canos de irrigação e destroem a grama”, lamenta. A projeção é feita a partir de experiências anteriores. De acordo com ele, o espaço já passou por revitalização mas os jardins foram alvo de vandalismo. “Seria diferente se tivesse segurança aqui dentro à noite”, considera.


Responsável pelo policiamento no Centro, major Otoniel Nascimento diz que duas viaturas e duas trincas (grupos de três) de bicicleta fazem a segurança à noite para “evitar arrombamentos e vandalismo”. De acordo com ele, não é possível colocar policiamento fixo no local porque “não há grande fluxo de pessoas”. Segundo a Guarda Municipal de Fortaleza, quatro equipes de ciclopatrulhamento e da Inspetoria de Proteção Urbana fazem ronda noturna. 

 

Serviço

 

Adoção de Praças e Áreas Verdes

A abertura de processo de adoção pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas.

Onde: Coordenadoria de Politicas Ambientais (avenida Deputado Paulino Rocha, 1343, Cajazeiras)

Quando: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Informações: (85) 3105 1135 e https://goo.gl/Zze3vw

 

O que você achou desse conteúdo?