Logo O POVO+
Imagens de 370 câmeras da Prefeitura podem ser acessadas pela SSPDS
Cotidiano

Imagens de 370 câmeras da Prefeitura podem ser acessadas pela SSPDS

Concessão foi assinada ontem pelo prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa. Também foi lançado o Observatório da Segurança Viária da Capital
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Imagens capturadas por cerca de 370 equipamentos de vigilância utilizados no monitoramento do trânsito de Fortaleza agora podem ser acessadas, também, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A concessão foi oficializada na manhã de ontem pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) e pelo titular da SSPDS, André Costa.

[SAIBAMAIS]

Os dados municipais devem integrar novo sistema de vigilância do Estado. O propósito é, com o acesso ao videomonitoramento feito tanto pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) como por órgãos como Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) — estes, ainda a se formalizar parceria —, aumentar o controle do Governo sobre o que acontece na Cidade.


“É a questão do olho do dono que engorda o gado. Quanto mais (monitoramento), mais intervenção e mais estrutura pra investigar um crime”, ponderou o prefeito Roberto Cláudio na ocasião da assinatura do termo de concessão, na Universidade de Fortaleza, onde também foi lançado o Observatório da Segurança Viária da Capital.


André Costa explicou que as imagens vão ser utilizadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e devem contribuir, por exemplo, na busca por veículos furtados ou roubados. Segundo o gestor, o acesso deve permitir aos operadores da Ciops “identificar possíveis ações ilícitas, tanto para acionar viaturas como para obtenção de provas do crime que já foi praticado”. “Mais agilidade e menos burocracia”, analisou.


Conforme O POVO divulgou no último dia 26 de maio, a AMC e a SSPDS já trocavam, informalmente, dados relacionados a ocorrências de trânsito e de segurança pública. Desse modo, a concessão veio apenas para formalizar e expandir o câmbio entre os órgãos.


Segurança viária

No mesmo contexto de integração de informações, a Prefeitura lançou o Observatório da Segurança Viária da Capital, em parceria com Unifor, que sediará o equipamento. O Observatório pretende engajar a sociedade civil na luta pela diminuição do número de mortes no trânsito e disponibilizar dados para fomento à pesquisa e inovação. “A gente está facilitando o acesso à informação”, afirmou o coordenador de dados do OSV, Ezequiel Dantas.


De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, o Observatório “vai nos ajudar a dirigir políticas e ações de forma muito mais inteligente para os locais onde mais acontecem acidentes”.

 

Saiba mais


Observatório

Disponível, também, em portal na internet, o Observatório da Segurança Viária de Fortaleza é apoiado financeiramente pela Global Road Safety Partnership e pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.

 

Comitê

Uma das atribuições do Observatório é coordenar um comitê de segurança viária que deve atuar, junto à Prefeitura, na tomada de decisões sobre questões de mobilidade.


A princípio, as seguintes instituições e organizações civis serão convidadas para compor o comitê, segundo o executivo municipal: Iplanfor, Seuma, Seinf, SMS, AMC, SCSP, Etufor, Guarda Municipal, IJF, Samu, Câmara Municipal, UFC, Uece, Unifor, PRE, PRF, Ciops, PM, Pefoce, OAB-CE, Crea-CE, CAU-CE, Ciclovida, fabricantes e revendedores de motocicletas, seguradoras, Sindimotos e Centros de Formação de Condutores do Ceará (Categoria A).

 

Multimídia


Acesse o observatório da Segurança Viária www.osv.unifor.br

O que você achou desse conteúdo?