Logo O POVO+
Fortaleza tem 372 semáforos para travessia exclusiva de pedestres
Cotidiano

Fortaleza tem 372 semáforos para travessia exclusiva de pedestres

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
Dos 813 semáforos de Fortaleza, 372 têm travessia exclusiva para o pedestre. O superintendente da AMC, Arcelino Lima, explica que, nestes cruzamentos, com sinal específico para pedestres, o tempo é calculado com base na velocidade de caminhada e na largura da via. “Normalmente, as vias têm de dez a 14 metros. A velocidade do pedestre é igual ao espaço sobre o tempo”, detalha.

 

“A velocidade de travessia adotada pelo Ctafor/AMC é um pouco mais baixa que a recomendada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Utilizamos um metro por segundo, acrescido de um tempo de segurança de cinco segundos, o que resulta em tempos de travessia um pouco mais altos que, no geral, atendem a grande maioria das pessoas”, acrescenta.


Dentre as estratégias para facilitar a travessia de pedestres estão as faixas em “x”. Em Fortaleza, há quatro cruzamentos com faixas na diagonal, que eliminam a necessidade de duas travessias para acessar o outro lado de uma via. Para a consultora de vendas Maria José Lacerda, 60, a iniciativa trouxe economia de tempo. “Mas o tempo ainda é curto. Eu tenho agilidade para andar normal e é o tempo contado. Para alguém com bengala ou com criança é complicado”, pondera. O POVO esteve no cruzamento da Santos Dumont com Desembargador Moreira e o sinal permaneceu verde para travessia por 20 segundos.

O que você achou desse conteúdo?