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Ensino médio é desafio e foco de ações na rede estadual
Cotidiano

Ensino médio é desafio e foco de ações na rede estadual

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Com avaliação positiva — saindo de uma “realidade dramática” para estar a poucos passos de zerar o analfabetismo —, os resultados do ensino fundamental vão reverberar no ensino médio, apontado como um dos principais desafios da educação no Ceará. A projeção é da vice-governadora do Estado, Izolda Cela. Além disso, segundo ela, ações para resgatar os estudantes que evadiram após o 9º ano e para garantir maior suporte a escolas com baixo desempenho podem apresentar resultados a curto prazo.

 

“As crianças passavam de ano e chegavam ao ensino médio com níveis absolutamente insuficientes de aprendizagem, quando não abandonavam antes. O ensino médio tem pouquíssimo resultado se o aluno chega com uma base escolar insuficiente. Nós não podemos falar como passado porque ainda temos baixo nível de proficiência nessa etapa. Festejar o sucesso dos processos de alfabetização das crianças nas escolas públicas do Ceará em todos os municípios é muito animador”, aponta Izolda.


A demora para que os resultados cheguem ao ensino médio, para ela, ocorre porque o aumento dos índices não se apresenta no mesmo ritmo para todos os municípios. “Nós temos evidências de melhoria no 9º ano e isso já tem alguns sinais no ensino médio, mas a política nessa etapa é o foco da Secretaria da Educação nesse momento. Como o programa ‘Cheguei, ensino médio’”, citou.


A vice-governadora explica que o projeto consiste em fazer um rastreamento para encontrar os alunos que terminaram o 9º ano em 2016 e não compareceram ao 1º ano em 2017. “Também temos um foco nas escolas que apresentam os resultados mais comprometidos, onde houve maior abandono e nível de aprendizagem mais baixo, para realizar uma série de ações”, acrescenta Izolda.

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