Logo O POVO+
Cursos de alto nível são foco de nova etapa da Academia Enem
Cotidiano

Cursos de alto nível são foco de nova etapa da Academia Enem

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Com foco em vestibulares e concursos de alto nível, o projeto Academia Enem — Turmas Avançadas oferece mais seis horas de aulas por dia para 160 estudantes. Oito professores renomados se dividem no ensino aprofundado de matemática, física, química e biologia. Até 2020, o objeivo da Prefeitura de Fortaleza, que executa o projeto, é ter uma escola apenas de turmas especiais, do sexto ao nono ano.

 

Uma parceria entre os governos estadual e municipal possibilitou que a ação virasse realidade para estudantes de quatro escolas da Capital. As aulas, que começaram em maio, acontecem na Escola Estadual Paulo Ayrton, no bairro Cajazeiras. Os professores são pagos pela Prefeitura, através da Coordenadoria de Juventude, e transporte e alimentação garantidos pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc). “A ideia é expandir a cada ano e criar, em cada regional, uma escola que possa ser referência para esses jovens”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio (PDT), ontem, no lançamento oficial do projeto.


O objetivo é dar suporte para que alunos da rede pública concorram a vestibulares como os do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Instituto Militar de Engenharia (IME). Para isso, os alunos têm, no contraturno escolar, mais seis horas de aulas, com almoço, lanche e jantar na escola. O método utilizado é o do Curso de Aprofundamento por Excelência (Caex).


Para Pedro Henrique da Silva, 17, que estuda no Liceu do Ceará e quer ser físico teórico, o projeto o fará entrar em uma universidade conceituada e, depois, seguir para uma pós-graduação fora do País. Ele não quer ser engenheiro ou ter outra profissão de destaque: quer entender a natureza. “Porque física é a ciência que estuda a natureza e isso é delicioso. E a matemática será só uma vertente para entender as coisas”, disse.


Para o professor Wagner Oliveira, que ensina química no projeto, já é possível ver evolução nos alunos. “Eles se tornam mais perceptivos, conseguem juntar mais informações e fazer links entre assuntos”, avalia.

 

Saiba mais


As escolas que fazem parte do projeto são: Liceu do Ceará, Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Virgílio Távora, EEFM Paulo Benevides, EEFM Marcelino Champagnat e a Escola Estadual Paulo Ayrton de Araújo, onde são as aulas.

 

Foram selecionados 50 alunos de cada instituição.

 

A metodologia Caex é a mesma aplicada pelo Colégio Militar de Fortaleza.

 

Os professores do Academia Enem — Turmas Avançadas são os mesmos de muitas escolas particulares de Fortaleza.

 

O que você achou desse conteúdo?