Logo O POVO+
Alunos da rede pública poderão fazer intercâmbio pelo Ceará
Cotidiano

Alunos da rede pública poderão fazer intercâmbio pelo Ceará

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

A estudante Yasmin Queiroz, de 15 anos, pisou em Fortaleza pela primeira vez na última quarta-feira. Em Forquilha (município a 230 km da Capital), ela cursa o 2º ano do ensino médio na Escola Elza Goersch e foi uma dentre os mais de 100 selecionados na primeira viagem do projeto #AprenderViajando, do Governo do Estado. Os jovens participaram, na manhã de ontem, do lançamento da iniciativa, no Museu da Indústria, no Centro de Fortaleza.

 

Gratuitamente, o projeto leva estudantes da rede estadual para conhecer outras cidades no Ceará. “Complementa o que a gente vê na sala de aula. Eu tinha vontade de conhecer a praia daqui (Fortaleza) e a Beira Mar”, contou Yasmin. Assim como ela, jovens de todos os cantos do Estado podem participar. Basta que um professor desenvolva projeto extrassala em sua área de conhecimento para a aprovação da Secretaria da Educação (Seduc).


A escolha dos projetos se dará por meio de edital. O primeiro, aberto ontem, contemplará 200 alunos, de aproximadamente quatro projetos. Duas turmas com destino à Capital, outra a Sobral e mais uma a Juazeiro visitarão equipamentos e atrações culturais, em roteiros de um dia e meio. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 17, no site da Seduc, e as viagens realizadas de 26 a 30 de junho.


Hospedagem, alimentação e transporte são custeados pelo Governo, com apoio de parceiros. A ideia é que, a cada mês, 200 alunos participem. A oferta aumentará conforme o apoio desses parceiros, segundo o titular da Seduc, Idilvan Alencar.


Os intercâmbios culturais incrementam o repertório pedagógico, como diz Idilvan. “Tem muitos jovens que não conhecem Juazeiro. Outros não conhecem o mar. Com o #AprenderViajando, o professor vai aprofundar o conhecimento de forma concreta e tangível”, argumenta. (Lucas Braga)

O que você achou desse conteúdo?