Logo O POVO+
Videomonitoramento e Polícia devem garantir segurança na José Avelino
Cotidiano

Videomonitoramento e Polícia devem garantir segurança na José Avelino

Medidas de segurança e monitoramento estão previstas para ação que encerra a feira da José Avelino
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A área da rua José Avelino deverá ser monitorada de forma intensa pelo menos nos próximos três meses. De acordo com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), uma força-tarefa está sendo planejada para garantir a segurança tanto da ação que encerra a feira, como dos dias que a seguirão. Hoje, o prefeito conversará com os proprietários dos galpões que ficam no entorno da feira. 16 dos 32 existentes ainda não procuraram a Prefeitura para se legalizar. 

[SAIBAMAIS] 

“Eu sei que para garantir a paz precisamos de precaução. Temos a secretaria de segurança pública envolvida. O que precisar de segurança técnica vai ser garantido”, afirmou Roberto Cláudio durante encontro ontem na sede da Justiça Federal, no Centro, com lojistas e servidores públicos. O prefeito disse ainda que videomonitoramento será usado para antever ações, inclusive com o apoio de um grande efetivo da Polícia. As reuniões para integração dos trabalhos acontecem há 15 dias, e ainda ontem, o vice-prefeito Moroni Torgan se encontraria com representantes do Governo do Estado para discutir o rumo das ações.


Sobre a recomendação feita pelo Ministério Público, que pediu a suspensão do encerramento da feira neste domingo, como está planejado, Roberto Cláudio foi objetivo. “É uma coisa esquisita, porque o mesmo promotor que assina um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que exige as medidas da Prefeitura há alguns anos, assina também a recomendação de evitar a retirada. Mas a decisão está mantida”, destacou.


A reunião com os proprietários dos galpões, além de exigir a formalização dos locais, tentará evitar incentivos a uma nova ocupação do espaço. “A permanência da feira dos galpões à noite vai naturalmente concentrar uma nova feira (na via). Precisamos ver como isolar uma nova feira naquele local”, ressaltou.


Protesto

Também ontem, pela manhã, feirantes foram para as proximidades do Paço Municipal, com trio elétrico e cartazes com a hashtag #euficocomajoséavelino. A manifestação era contra a retirada dos ambulantes do local. “O prefeito disse que ia facilitar a compra de box no Centro Fashion. É mentira. Começar um negócio devendo R$ 17 mil não dá para a gente, que ganha R$ 1 por peça, muitas vezes”, contou Jackson Rodrigues, que é ambulante do local há um ano.

As intervenções na José Avelino devem durar 120 dias. As obras, que incluem reforma da calçada, implantação de nova iluminação e paisagismo, está prevista no projeto Fortaleza 2040 que, segundo a Prefeitura, está acima do Plano Diretor de Fortaleza.

O que você achou desse conteúdo?