Treze anos após ter seu primeiro trecho inaugurado, a avenida Almirante Sabóia está próxima de fazer jus a seu nome popular e, de fato, ser considerada uma Via Expressa. A Prefeitura de Fortaleza oficializou na tarde de ontem a implantação de dois túneis que têm como objetivo a extinção dos semáforos ainda existentes na avenida. Com isso, os condutores poderão cruzar toda a extensão da Via Expressa sem parar no sinal.
[SAIBAMAIS]Inaugurada em abril de 2004, ainda na gestão Juraci Magalhães e com o nome de avenida do 5º Centenário, a obra foi criticada desde o início por especialistas em Engenharia de Tráfego. Principalmente por não cumprir o propósito de ser uma via expressa como fora originalmente concebida.
[FOTO1]“Deveriam mudar o nome da via para ‘ex-pressa’, porque ela não é uma via expressa. Em uma via expressa, o acesso é feito através de pistas laterais. Também não existem cruzamentos no mesmo nível. São feitos através de túneis ou viadutos”, explicou à época ao O POVO e com toques de ironia João Alencar Oliveira Júnior, professor do Departamento de Engenharia de Transporte da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O primeiro dos dois túneis anunciados ontem será construído de forma longitudinal na própria Via Expressa, no trecho entre as avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomás. Os 370 metros de extensão do túnel (sendo 74 metros cobertos) passarão sob a linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ainda em construção e que interligará os bairros da Parangaba e do Mucuripe. Os desvios de trânsito para esse túnel começam na próxima segunda-feira, 29, e as obras, no dia 15 de junho.
O segundo túnel será construído na avenida Alberto Sá sob a Via Expressa e eliminará o semáforo de três tempos existente no cruzamento. Ele terá 460 metros de extensão, sendo 80 deles cobertos. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), ainda não há previsão para o início dos desvios de tráfego nesse local.
Com financiamento da Caixa Econômica Federal, a obra está orçada em R$ 67 milhões e a previsão de entrega é dezembro de 2018. Ambos os túneis terão quatro faixas de tráfego (duas por sentido), projeto paisagístico, postes de iluminação branca e pintura com verniz antipichação.
Segundo a Prefeitura, a estimativa é de que, com a conclusão dos dois túneis, o chamado Corredor Expresso Parangaba/Papicu alcance 70% de execução do projeto.
“Além da Via Expressa sem sinais, teremos o corredor de ônibus que ligará com muito mais rapidez quem transita entre os terminais do Papicu e da Parangaba. Além dos cuidados com travessias e continuidade de ciclovias e ciclofaixas, que estão garantidos para pedestres e ciclistas terem fluxo seguro por essas vias”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio (PDT).