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Via Expressa terá semáforos extintos 13 anos após inauguração
Cotidiano

Via Expressa terá semáforos extintos 13 anos após inauguração

Prefeitura oficializa implantação de dois túneis que devem tornar avenida, de fato, expressa. Desvios de tráfego começam na segunda-feira. Orçada em R$ 67 milhões, obra tem conclusão prevista para dezembro de 2018
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Treze anos após ter seu primeiro trecho inaugurado, a avenida Almirante Sabóia está próxima de fazer jus a seu nome popular e, de fato, ser considerada uma Via Expressa. A Prefeitura de Fortaleza oficializou na tarde de ontem a implantação de dois túneis que têm como objetivo a extinção dos semáforos ainda existentes na avenida. Com isso, os condutores poderão cruzar toda a extensão da Via Expressa sem parar no sinal.

[SAIBAMAIS]

Inaugurada em abril de 2004, ainda na gestão Juraci Magalhães e com o nome de avenida do 5º Centenário, a obra foi criticada desde o início por especialistas em Engenharia de Tráfego. Principalmente por não cumprir o propósito de ser uma via expressa como fora originalmente concebida.

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“Deveriam mudar o nome da via para ‘ex-pressa’, porque ela não é uma via expressa. Em uma via expressa, o acesso é feito através de pistas laterais. Também não existem cruzamentos no mesmo nível. São feitos através de túneis ou viadutos”, explicou à época ao O POVO e com toques de ironia João Alencar Oliveira Júnior, professor do Departamento de Engenharia de Transporte da Universidade Federal do Ceará (UFC).


O primeiro dos dois túneis anunciados ontem será construído de forma longitudinal na própria Via Expressa, no trecho entre as avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomás. Os 370 metros de extensão do túnel (sendo 74 metros cobertos) passarão sob a linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ainda em construção e que interligará os bairros da Parangaba e do Mucuripe. Os desvios de trânsito para esse túnel começam na próxima segunda-feira, 29, e as obras, no dia 15 de junho.


O segundo túnel será construído na avenida Alberto Sá sob a Via Expressa e eliminará o semáforo de três tempos existente no cruzamento. Ele terá 460 metros de extensão, sendo 80 deles cobertos. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), ainda não há previsão para o início dos desvios de tráfego nesse local.


Com financiamento da Caixa Econômica Federal, a obra está orçada em R$ 67 milhões e a previsão de entrega é dezembro de 2018. Ambos os túneis terão quatro faixas de tráfego (duas por sentido), projeto paisagístico, postes de iluminação branca e pintura com verniz antipichação.


Segundo a Prefeitura, a estimativa é de que, com a conclusão dos dois túneis, o chamado Corredor Expresso Parangaba/Papicu alcance 70% de execução do projeto.


“Além da Via Expressa sem sinais, teremos o corredor de ônibus que ligará com muito mais rapidez quem transita entre os terminais do Papicu e da Parangaba. Além dos cuidados com travessias e continuidade de ciclovias e ciclofaixas, que estão garantidos para pedestres e ciclistas terem fluxo seguro por essas vias”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio (PDT).

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