Logo O POVO+
Técnica de autoconhecimento humaniza audiências na Justiça
Cotidiano

Técnica de autoconhecimento humaniza audiências na Justiça

Workshop trará a Fortaleza juiz que aplica a técnica da constelação para resolver conflitos na Justiça alagoana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Desde 2015, o juiz estadual Yulli Roter utiliza o método da constelação como ferramenta para a solução de conflitos na 2ª Vara Cível da comarca de União dos Palmares (Alagoas). Principalmente nas audiências de conciliação. Os resultados, segundo o magistrado, são 100% de acordo entre as partes que, por livre escolha, experimentam a técnica criada na Alemanha pelo filósofo e terapeuta Bert Hellinger. Nos próximos dias 2 e 3 de junho, ele e a psicóloga Rose Militão vão ministrar em Fortaleza a oficina “Constelações Sistêmicas no Poder Judiciário”. Uma realização do Centro Sistêmico de Psicologia (Cesp).

 

 

E por qual motivo, e em ambiente tão conservador como o Judiciário, um juiz decide experimentar um dos caminhos do autoconhecimento para resolver pendengas judiciais? Por entender, explica em entrevista pelo whatsapp, que a “conciliação normal” trata de forma superficial o conflito entre quem se diz vítima e a outra parte.



Para o juiz, também professor de Direito Constitucional, a narrativa jurídica da “conciliação padrão” dá conta da situação processual. “Do pedido de alimentos ou de uma guarda dos filhos, por exemplo. Mas não traz para a mesa as questões levaram ao conflito. Como uma mágoa, uma raiva, um medo de perder o relacionamento. Com a constelação, essas situações são levadas para a audiência e tratadas com respeito, consideração e empatia”, garante Yulli Roter.


Na sala de audiência, esquadrinha o magistrado, a constelação faz com que seres humanos em situação extrema de conflito entrem em um “estado meditativo diferenciado”. Reflexões sobre o que poderia, de fato, ter potencializado aquela situação de disputa.


Yulli Roter indica que a técnica da constelação revela padrões sistêmicos inconscientes. E que, ao iluminá-los, possibilita um olhar consciente para o padrão de repetição comportamental da pessoa, muitas vezes, de uma vida até ali. Crenças, preconceitos, traumas, imposições e outros fatores que acabam se esgaçando num conflito entre casais, vizinhos, amigos, irmãos, sócios.


O uso ainda restrito da constelação na Justiça em Alagoas é autoconhecimento aplicado à conciliação, mas não é uma terapia familiar. Yulli Roter faz questão de pontuar. A técnica utilizada é uma possibilidade de caminho no âmbito dos conflitos levados à Justiça. “Eu mesmo, por vezes, critico a forma de como a constelação é usada em outros estados. A função do Poder Judiciário não é fazer terapia e, sim, achar a solução de conflitos”, demarca o juiz.


Ninguém é obrigado ou convencido a se submeter à constelação para tentar solucionar uma querela que chegou ao Judiciário. O magistrado alagoano explica que a própria forma de ele conduzir o diálogo sugere a possibilidade do caminho alternativo. “Digo a elas (as partes) que poderão ter uma melhora em suas vidas e, principalmente, solucionar questões internas”, sugere Yulli Roter.


Por enquanto, Roter ainda não cataloga os casos e resultados para transformá-los em dados, pesquisa e proposições ao Tribunal de Justiça de Alagoas. Voz diferente no judiciário alagoano, foi iniciativa pessoal se dedicar à área da constelação. Paralela à formação jurídica, foi estudar constelação familiar, organizacional e sistêmica na Metaforum Brasil (SP) e na Universidade de Caxias do Sul (RS). É um dos caminhos, acredita o juiz, para a humanização da oferta de serviço público nas cortes brasileiros.


Workshop

“Constelações Sistêmicas no Poder Judiciário”

Quando: 2/6 com o juiz Yulli Roter. No Teatro Nadir Sabóia/Faculdade Farias Brito. Rua 8 de Setembro, 1331, Varjota. E 3/6 com a psicóloga Rose Militão. No Centro Sistêmico de Psicologia, na Av. Washington Soares, 909, Loja 99, Edson Queiroz.


Inscrições: 3081 4595 e 98420 6643 ou pelo site www.cespsi.com.br

 

SAIBA MAIS


COMO ACONTECE A CONSTELAÇÃO

 

1. As constelações, segundo a psicóloga Rose Militão, acontecem geralmente em grupo.

 

 

2. No consultório, em atendimento individual, são aplicados exercícios sistêmicos que facilitem a pessoa (o constelado) entrar em contato com aquilo que não está bem, com sua dor. São movimentos e reflexões a partir de um problema proposto.

 

 

3. No grupo, o constelador conduz os representantes do cliente constelado e orienta que eles se posicionem conforme a imagem interna do sistema familiar dele.

 

 

4. Durante a constelação, que dura em média de 40 minutos, o constelado vai tomando consciência das dinâmicas ocultas familiares que o envolviam até aquele momento.

 

 

5. Nas constelações, é revelado o que estava oculto ou inconsciente (crenças, traumas, agressões...). Possibilitando à pessoa constelada “insights” que lhe ajudarão a tomar outra atitude, experimentando viver com mais liberdade, alegria e, geralmente, curado daquela situação que o aprisionava.



NO CEARÁ


Na Justiça cearense, segundo a psicóloga Socorro Fagundes, a técnica da constelação familiar é aplicada desde 2010 na Vara

de Execução de Penas Alternativas, coordenada pela juíza Graça Quental.

 

 

Antes, de 2007 a 2009, a constelação foi experimentada no Juizado da Mulher em casos de violência doméstica.

 

 

De acordo com Socorro Fagundes, que é mestre em saúde pública, na Vara de Penas Alternativas o trabalho inicial é fazer com que a pessoa se responsabilize pelo crime cometido. Depois reinserção social e na família.

 

 

Ainda não há estatística sobre resultados do uso da constelação no judiciário cearense. Está em fase de estruturação um programa de vivências sistêmicas que poderá estender o atendimento para outras varas.

 

3 PERGUNTAS


PARA O JUIZ YULLI ROTER

 

Clique aqui e leia a entrevista na íntegra

 


O POVO – Como o senhor convence as pessoas de aderirem à constelação?

Yulli Roter – Não posso obrigar as partes nem querer convencê-las a fazer. Apenas indico que existe essa metodologia e que aplico. Mostro a possibilidade de resolver o conflito.

 

OP – Há críticas na Justiça à técnica usada pelo senhor?

Yulli Roter – Eu mesmo, por vezes, critico a forma como a constelação é usada em outros estados. Utilizo sempre uma forma comedida e adaptada ao contexto da solução de conflitos.

 

OP – O uso da constelação é uma tendência no Judiciário pelo mundo?

Yulli Roter – Apenas o Brasil está usandopara esse fim. E nem todas as unidades federativas utilizam. Nem todos estão abertos para o processo de autoconhecimento. Talvez isso ainda não seja uma luz bem clara no processo de conciliação.

 

O que você achou desse conteúdo?