Logo O POVO+
Prefeitura ocupará José Avelino para impedir que feira continue
Cotidiano

Prefeitura ocupará José Avelino para impedir que feira continue

Após o que a Prefeitura espera ser o último dia de feira na José Avelino, área que receberá obras será isolada e máquinas serão colocadas. Sob certa apreensão, gestão municipal torce por processo tranquilo
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1] 

Daqui a uma semana, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) espera que a rua José Avelino amanheça com cenário diferente do encontrado nas madrugadas de quinta-feira e domingo há aproximadamente uma década. Após as vendas do Dia das Mães, a Prefeitura deseja que a ocupação irregular mais ostensiva no Centro seja encerrada de forma “definitiva”, nas palavras do secretário da Regional Centro, Adail Fontenele.


No próximo domingo, a feira ocorrerá conforme previsto, entre as 19 horas de sábado e 11 horas do dia seguinte. Logo após o fim das atividades, a Prefeitura anunciou que irá isolar os trechos que receberão obras na José Avelino e entorno. As máquinas deverão ser colocadas de imediato, para evitar o retorno dos feirantes.


A operação causa apreensão na gestão municipal. Desde o primeiro mandato da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), há cerca de uma década, houve várias tentativas de retirada dos feirantes, que terminaram em violência.


“Tomara que seja pacífico. Espero que sejamos felizes e as pessoas deixem sem problema essa feira”, torce Adail Fontenele, apostando em transição tranquila.


O Conselho da Cidade se reuniu ontem e foi consultado sobre as mudanças pretendidas para a área. O projeto foi aprovado por unanimidade, em reunião sem representante dos feirantes.


Durante os discursos, o prefeito e o secretário do Centro se referiram a ameaças e represália por parte de feirantes que seriam “ligados a opositores políticos”, conforme o prefeito.


“Tenho 45 anos de serviço público e estou, talvez, enfrentando o maior desafio da minha vida pública. Não é fácil”, definiu Fontenele, secretário estadual nos governos de Ciro Gomes e Cid Gomes e presidente da Emlurb na época de Ciro como prefeito de Fortaleza.


Durante a reunião, agentes da Guarda Municipal (GMF) faziam a segurança no pátio do Paço Municipal, onde ocorreu o encontro, e em ruas do entorno.

Remanejamento

A data para fim da feira foi decidida em negociação com os feirantes, em 17 de fevereiro. Os ambulantes poderão migrar para o Mercado São Sebastião ou para o Centro Municipal de Pequenos Negócios, espaço que substituiu o antigo Beco da Poeira. Até a manhã de ontem, 323 feirantes haviam feito o cadastro para receber boxes nos locais. A estimativa é de que cinco mil pessoas comercializam na área. Em relação aos 32 galpões da rua, apenas os regularizados poderão permanecer.

 

“Todos os interesses possíveis que poderiam estar contrariados foram tratados. Os pequenos estão sendo protegidos pelos boxes públicos, o setor econômico da moda está ganhando em escala e a Cidade tem de volta o espaço público”, argumentou o prefeito.


Mudanças

As obras na área têm previsão de durar 90 dias e têm custo estimado em R$ 2,5 milhões. As principais intervenções serão na rua José Avelino e na avenida Alberto Nepomuceno. As ruas Sobral e Baturité, além da travessa Icó, e a praça Dom Pedro II, também devem passar por requalificação. Serão instalados pisos táteis, rampas de acessibilidade e ciclofaixa. Calçadas e pavimentação serão recuperadas.

 

Na José Avelino, o calçamento será recuperado e permanecerá em pedra tosca da época, mantendo a demarcação do trilho do antigo bondinho. A rua é tombada pelo patrimônio histórico. Na Travessa Icó, a Prefeitura planeja instalar Ecoponto, para descarte de resíduos.


O POVO entrou em contato com a presidente da Associação dos Feirantes e Ambulantes do Estado do Ceará (Afaece), Valderina Silvia, mas ela não quis se pronunciar sobre as mudanças na área.

 

Saiba mais


Bairro têxtil

A requalificação é uma das primeiras ações da Prefeitura da Capital para atender proposta do plano Fortaleza 2040. A intenção é criar corredor de moda na rua Filomeno Gomes, no Centro. Mercado público deve ser implantado no local. “A proposição é consolidar um grande polo têxtil. Um bairro onde as pessoas vivam perto de onde trabalham”, explicou o prefeito Roberto Cláudio.

 

Feira da José Avelino

Surgida da antiga Feira da Sé, há imprecisão sobre o início das vendas informais na área. Há registro de que remontariam a meados dos anos 1990. Outras fontes falam em 2002. Na José Avelino, o comércio informal se consolidou em 2008. No mesmo ano, a Prefeitura se comprometeu em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a providenciar nova área para os feirantes.

 

Conselho da Cidade

Instituído por lei em julho de 2014, é órgão consultivo colegiado que assessora o prefeito em decisões sobre desenvolvimento econômico, social e ambiental.
O que você achou desse conteúdo?