Logo O POVO+
Personagens orientam sobre travessia segura
Cotidiano

Personagens orientam sobre travessia segura

Intervenção integra o projeto Movimento Urbano, do O POVO, que amplia o debate sobre mobilidade em Fortaleza com a publicação de cadernos especiais e ações educativas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

“O pessoal aqui é muito ‘avexado’”, reflete Genésio Queiroz, 63, dono de um comércio na esquina da avenida Bezerra de Menezes com a rua Dom Lino. Segundo ele, é costume ver nessa região pedestre atravessar a via fora da faixa destinada à própria segurança. Da calçada da sua loja, enquanto acompanhou, na última quarta-feira, 24, ação de rua do Movimento Urbano — projeto do O POVO que amplia o debate sobre mobilidade em Fortaleza —, Genésio ainda censurou: “pedestre é muito teimoso”.

[FOTO2]

Nas três primeiras intervenções produzidas pelo Movimento Urbano, atores caracterizados como os integrantes d’Os Beatles e personagens d’O Mágico de Oz foram a cruzamentos semafóricos com intenso fluxo de pedestres conversar tanto com eles como com ciclistas, motociclistas e motoristas sobre travessia segura e respeito à faixa. Na última quarta-feira, na pele acinzentada de zumbis, o grupo esteve no cruzamento da Bezerra de Menezes com a Dom Lino e em frente ao North Shopping Na próxima quarta-feira, 31, a ação deve chegar ao cruzamento da avenida Godofredo Maciel com a rua Nereu Ramos.

[FOTO3]

Embora sejam os protagonistas, pedestres não são o único alvo da campanha. Em determinado momento da intervenção da semana passada, um motociclista freou bruscamente em cima da faixa, o que levou os zumbis a reprovarem o comportamento do condutor. Acuado, o homem tentou se justificar: “Eu respeito muito. Comprei a moto recentemente, tá entendendo?”. Outro motorista que também parou o carro relativamente em cima da faixa e só teve tempo de se identificar como Júnior disse que as ações são “uma boa ideia” para alertar a população.

[FOTO4]

Ciclista na maior parte do tempo, o autônomo Francisco Lucas Ferreira, 39, entende que pedestres tendem a atravessar ruas fora da faixa por causa da facilidade. Ele acredita que a boa conduta no trânsito pode ser estimulada com ações educativas. “Tem que ir pros pontos principais. Aqui, o pessoal (motorista) para pouco (em cima da faixa)”, alegou ele, sugerindo que intervenções educativas cheguem também ao cruzamento da Bezerra de Menezes com a rua Padre Anchieta, perto do Instituto dos Cegos.


O POVO online

Leia o Especial Movimento Urbano

especiais.opovo.com.br/movimentourbano

 

Confira galeria de imagens www.opovo.com.br

O que você achou desse conteúdo?