Logo O POVO+
Fortaleza registra chuva de 30 milímetros
Cotidiano

Fortaleza registra chuva de 30 milímetros

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza, após consecutivos dias quentes e abafados, foi surpreendida por um fim de semana de temperaturas amenas e com pancadas de chuva. Das sete horas de sábado, 27, até sete horas de ontem, 28, choveu, em média, 30 milímetros na Capital. Com a pausa ainda que momentânea no calor, o Ceará chega à reta final da quadra chuvosa (fevereiro a maio) deste ano 63,8% melhor do que quando saiu do mesmo período em 2016.

 

O acumulado preliminar de chuva em todo 2017 (incluindo janeiro), equivalente a 603,2 milímetros, já é o maior desde 2011, época em que se iniciou a estiagem que pôs o Estado em situação de emergência hídrica.


Segundo relatório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas do fim de semana foram ocasionadas pelo avanço de áreas de instabilidade e pela presença de um fenômeno chamado Cavado de Altos Níveis (CAN). “A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Ceará no período de fevereiro a maio está afastada da região Nordeste”, salientou a nota. Com isso, deve diminuir a ocorrência de chuvas nos próximos dias.


Até agora, no acumulado de maio, as regiões mais beneficiadas foram a do Cariri, da Ibiapaba e do Litoral de Fortaleza. De sábado a domingo, a maior chuva (68 mm) foi registrada em Pindoretama, na Região Metropolitana da Capital. Mesmo assim, maio está ainda 34% abaixo da média histórica esperada para o mês. Para hoje, previsão é de nebulosidade variável, com chuvas no Centro-Norte e possibilidade no Sul do Estado.

O que você achou desse conteúdo?