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Evento discute habilidades socioemocionais na Educação
Cotidiano

Evento discute habilidades socioemocionais na Educação

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Planejamento, capacidade de organização, abertura ao novo, protagonismo, autoconfiança. Habilidades socioemocionais que podem representar diferença de até um semestre no ensino de matemática de um jovem. No Ceará, 160 das 700 escolas de ensino médio têm ações específicas de promoção dessas habilidades. Seminário internacional está debatendo a importância dessa formação humana no meio educacional.

 

“No primeiros ano, trabalhamos o autoconhecimento, o projeto de vida do aluno. E você percebe a mudança nele, que passa a pensar mais no futuro”, afirmou a professora Maria Flávia Coelho. Ela faz parte do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais da Secretaria da Educação (Seduc), que desde 2012 destina parte da carga horária à questão socioemocional nas escolas da rede estadual.


Para o titular da Seduc, Idilvan Alencar, um ponto fundamental é a formação de professores, tendo em vista que as competências estão sendo discutidas na Base Nacional Comum Curricular. “Por isso esse debate com professores, diretores, secretários e pessoas que já fazem formação no mundo inteiro”, afirmou. As habilidades socioemocionais são avaliadas pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que analisa competências educacionais para o século XXI.

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