Logo O POVO+
Escola municipal recebe primeira sala de inovação tecnológica do País
Cotidiano

Escola municipal recebe primeira sala de inovação tecnológica do País

Trabalho em grupo, criatividade dos estudantes e conhecimento prático são algumas das abordagens do laboratório, inaugurado ontem na Escola de Tempo Integral Nossa Senhora de Fátima, no bairro Floresta
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Ferramentas digitais para possibilitar novas dinâmicas em sala de aula e facilitar a aprendizagem dos alunos, além de propiciar maior conhecimento prático. A inovação vai ser oportunizada aos alunos da Escola de Tempo Integral Nossa Senhora de Fátima, no bairro Floresta, primeira escola pública do País a receber o equipamento. A iniciativa, laboratório experimental do projeto Google Educação, foi inaugurada na manhã de ontem. O equipamento conta com 30 chromebooks, lousa de cerâmica multi touch, uma impressora 3D e será aplicado a partir do trabalho em grupo e do protagonismo dos estudantes.

[SAIBAMAIS] 

Ao entrar na sala, a disposição das mesas redondas já prenuncia uma metodologia diferente. “Há uns dez anos, se dizia que o mais importante na sala de aula eram os equipamentos. Mas hoje batemos em cima das plataformas e da capacitação. Os equipamentos são ferramentas para uso dessas plataformas. As ferramentas fazem parte de um sistema educacional no qual em cada momento é usado um tipo de ferramenta”, explica o representante de tecnologia educacional da Google/Mutilaser, Luiz Magalhães.


De acordo com a secretária da Educação do município, Dalila Saldanha, o equipamento pode ser utilizado para a ministração de disciplinas que já estão no currículo dos alunos ou em disciplinas eletivas no contra-turno. Ela explica que o projeto será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do projeto UFC Virtual. “Começar aqui e quem sabe levar a outras áreas da Cidade”, projeta o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). Segundo ele, o escolha da escola se deu em razão do melhor nível de aprendizagem da instituição em relação a outras escolas da Capital.


Para a aluna do 6º ano, Iannara de Freitas, 12 anos, o acesso ao computador facilita a pesquisa de assuntos que são estudados nas aulas. “A impressora 3D é incrível, a gente coloca a figura no computador e do jeito que a gente faz sai lá”, se anima. “A gente ajuda os alunos a entenderem na prática o que está sendo ensinado nas teorias em sala de aula. Esse é o grande objetivo de materializar as ideias e isso traz um entendimento muito melhor. Eu pego em algum objeto e entendo como aquilo funciona”, detalha o representante da empresa 3D Criar responsável pela impressora, Leandro Chen.

 

Saiba mais


Na ocasião, o prefeito Roberto Cláudio anunciou a construção de uma nova quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Nossa Senhora de Fátima, no bairro Floresta, iniciada hoje, e a reforma nos banheiros, que terá início dentro de 60 dias.


RC também fez vistoria nas obras da creche da escola, com entrega prevista para fim de junho. Serão disponibilizadas 210 vagas para a população.

O que você achou desse conteúdo?