Logo O POVO+
Escola instala câmeras em sala de aula
Cotidiano

Escola instala câmeras em sala de aula

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

Dentro de sua sala, Wellington Cavalcante, diretor da Escola Municipal Raquel de Queiroz, no José Walter, acompanha por um monitor os alunos do sexto ano do ensino fundamental. Desde o último mês de abril, dez câmeras de vigilância foram instaladas na escola, três em salas de aula. Segundo Wellington, a medida busca inibir casos de bullying e indisciplina, problema recorrente no ambiente escolar.

 

O ponto de partida da ação foi o roubo do carro de uma funcionária no estacionamento da escola em maio de 2016. Mas casos de indisciplina levaram o diretor a estender o monitoramento para as salas do sexto ano, onde os conflitos seriam mais constantes. A expectativa de Wellington é levar os equipamentos a outras turmas. Segundo ele, o objetivo, além de segurança, é “melhorar a qualidade da educação” e proteger os “bons alunos dos maus”.


Na escola, há 20 alunos com necessidades especiais, dez deles no sexto ano. Para Wellington, estes serão os principais beneficiados com a medida, pois costumam ser as principais vítimas de bullying.


Apesar da instalação das câmeras ter sido aprovada pelos pais das crianças monitoradas, e também pelo conselho escolar, outros profissionais da própria escola discordam da medida.


Para Maria Berigiany da Silva, psicopedagoga da escola, o uso dos equipamentos invade a privacidade do estudantes. “Não vai ser com uma forma de intimidação que você vai forçar uma pseudodisciplina”, argumenta a psicopedagoga.


Berigiany foi a funcionária que teve o carro roubado no ano passado. Ela confessa que, de início, concordava com a utilização de câmeras, mas não em sala.


A Secretaria Municipal da Educação informou, por meio de nota, que a utilização de câmeras de segurança tem o objetivo de proteger o patrimônio público, o corpo escolar e a comunidade.


Sobre a escola Rachel de Queiroz, a SME informa que não existe uma diretriz na Rede sobre a instalação de câmeras em salas de aulas, mas cada escola tem autonomia, dentro do princípio de gestão democrática e pedagógica, uma vez que a decisão foi acordada com os pais. A secretaria não soube informar se outras escolas municipais monitoram as salas de aula. (Issac de Oliveira)

O que você achou desse conteúdo?