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Com o ensino de línguas, lado direito do cérebro é estimulado
Cotidiano

Com o ensino de línguas, lado direito do cérebro é estimulado

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A professora Vládia Borges, coordenadora do Idiomas sem Fronteiras, da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirma que o lado direito do cérebro, responsável pela criatividade e pelas emoções, é estimulado quando aprendemos a falar outra língua. A partir do momento em que as crianças são educadas em duas línguas distintas, ela desenvolve melhor a cognição. “Os pais têm medo de as crianças terem um atraso cognitivo por conta da linguagem. A criança demora um pouco mais e pode se confundir no início, mas logo ela vai estar inserida nas duas línguas”, afirma a professora.

 

Nos casos em que a criança tem um pequeno atraso na aprendizagem, segundo Vládia, é possível até compensar com ensino de idiomas. “Os estudos de neurolinguística mostram o quanto a mente humana é beneficiada quando começa a aprender outro idioma”, comenta. De acordo com Vládia, uma pessoa bilíngue tem contato com as duas línguas em diversas situações como, por exemplo, quando tem pais de nacionalidades diferentes.


Ela diz que uma escola bilíngue tem todo o material didático nas duas línguas. “Na escola bilíngue em que trabalhei, as aulas se revezavam. Uma semana era em inglês e, na seguinte, em português”. O ensino em outras línguas se estende às aulas de matemática, biologia, história, geografia etc.


O problema, segundo ela, é a grande ansiedade dos pais. “Para inserir em contexto bilíngue, não tem idade e quanto mais cedo, melhor”, aponta. Mas se for como aula de línguas, é alta a probabilidade de criar um efeito contrário e a criança, mais tarde, perder o interesse em aprender.

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