Logo O POVO+
Capital deverá ter uma sala de amamentação em cada regional
Cotidiano

Capital deverá ter uma sala de amamentação em cada regional

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

Os custos para a implantação da Sala de Apoio à Mulher que Amamenta, segundo espaço do tipo inaugurado pela Prefeitura de Fortaleza, não são altos. São necessários somente um local reservado, que será destinado à amamentação, poltronas, duas pias — para lavar as mãos e os equipamentos — profissionais de saúde e boa vontade.

 

O espaço inaugurado ontem, no Posto de Saúde Luiz Franklin, em Messejana, começou a funcionar com uma equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem que devem orientar mulheres sobre a importância do leite materno e esclarecer dúvidas e dificuldades em relação ao aleitamento. Também deve servir de posto de coleta de leite.


A outra sala de apoio foi inaugurada na Unidade Básica de Saúde Rigoberto Romero, na Cidade 2000. “Tudo isso é uma estratégia para reduzir a mortalidade infantil. Tivemos avanços importantes ao longo dos últimos três anos e conseguimos reduzir a mortalidade materna e dos bebês”, comemora o prefeito Roberto Cláudio (PDT) e acrescenta que o intuito é, até o fim da gestão, inaugurar pelo menos uma sala do tipo em cada Regional.


Salas de amamentação já existem na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e na rede privada. “Perto de casa, as mães se sentirão mais seguras e mais confortáveis para buscar auxílio na amamentação”, confirma a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Gerly Anne Nóbrega. Ela explica que a sala também oferece ajuda para que as mães retirem o leite em casa e enviem os potes com o alimento. Profissionais de enfermagem explicam para as mães os processos de higienização para a retirada do leite.


A auxiliar de serviços gerais Maria Glaucillene dos Santos, 37, não só não teve dificuldades para amamentar a primeira filha, Cecília, de apenas dois meses, como tem leite de sobra e pensa em doar. “Vim para saber como retirar o leite de casa corretamente. É fundamental porque tem muitas crianças precisando do leite. Para elas, funciona que nem vacina”, conta. (Angélica Feitosa)

 

Serviço

 

Sala de Apoio à Mulher que Amamenta, em Messejana

Onde: Posto de Saúde Luiz Franklin, na rua Alexandre Vieira, s/n - Messejana 

 

Funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 17 horas.


Outras informações: No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) funciona a Sala de Apoio à Mulher que Amamenta (Samta), destinada às mulheres com filhos internados na unidade e às funcionárias do hospital.

 
O que você achou desse conteúdo?