Logo O POVO+
Camilo anuncia duas novas unidades de segurança em Fortaleza
Cotidiano

Camilo anuncia duas novas unidades de segurança em Fortaleza

Até junho, Conjunto Ceará e Bom Jardim devem receber reforço policial e atividades de outras pastas
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

 

Duas novas Unidades Integradas de Segurança (Unisegs) devem ser implantadas em Fortaleza até o fim do primeiro semestre deste ano. Conforme o governador Camilo Santana (PT), os bairros Conjunto Ceará e Bom Jardim irão concentrar as ações, que atenderão ainda comunidades do entorno. O programa é parte das ações do Ceará Pacífico e inclui a instalação de delegacias 24 horas, reforço no policiamento e ações de saúde, educação e esporte.

 

O anúncio foi feito ontem pelo chefe do Executivo estadual durante a posse de 140 novos policiais civis. “A nossa intenção é que a (Uniseg) do Conjunto Ceará comece a funcionar ainda neste mês. Em maio ou junho será a outra, no Bom Jardim”, reforçou. Segundo o governador, na última sexta-feira, 7, ele e o prefeito Roberto Cláudio (PDT) traçaram ações de urbanização, cultura, esporte, saúde e educação para as áreas com altos índices de violência.

[FOTO2]

“A intervenção vai além da segurança. Tem o reforço do policiamento, mas também tem esse conjunto de ações integradas com a Prefeitura”, afirmou. Com a instalação da Uniseg, é intensificado o trabalho de patrulhamento, prevenção ao uso de droga e combate à violência nos bairros atendidos.


No ano passado, o Governo do Estado inaugurou duas Unisegs. A primeira, no Vicente Pinzon, atende ainda os moradores do Mucuripe e Cais do Porto. A segunda inclui Aldeota, Varjota, Meireles e Praia de Iracema.


Conforme dados divulgados pelo O POVO em agosto do ano passado, no primeiro semestre de 2016 houve redução de 75,6% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na área do Vicente Pinzon. Além da redução de mortes violentas, de 37 para 9, o bairro registrou queda de 10,8% na taxa de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), que passaram de 279 para 249. Na Uniseg II, foram 42,9% menos mortes violentas (de 7 para 4 ocorrências). A redução dos crimes contra o patrimônio foi mais tímida (7,6%), caindo de 1.769 casos para 1.634.

 

Posse

Parte dos 19 delegados, 59 escrivães e 62 inspetores empossados ontem deve ir para as Unisegs do Estado. Os 140 novos agentes da Polícia Civil se juntam a outros 510 profissionais da área convocados ao longo do ano passado, o que representa aumento de 25,6% no efetivo da corporação. “São novos profissionais que não só vão garantir que tenha efetivo em todos os municípios como também integrarão as delegacias 24 horas, que conseguimos mais do que dobrar durante nosso governo. Antes tínhamos 11 unidades, hoje temos 23 já funcionando”, comentou Camilo.

 

O POVO solicitou dados de criminalidade à Secretaria da Segurança Pública referentes às Unisegs. Contudo, os dados não puderam ser compilados até o fechamento desta matéria.

O que você achou desse conteúdo?