Logo O POVO+
Ameaça de ataque a escola e alunos em pânico
Cotidiano

Ameaça de ataque a escola e alunos em pânico

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Thiago Paiva, repórter de Cotidiano do O POVO

 

Enquanto um ônibus da linha 346-Jardim Fluminense ardia em chamas no bairro Canindezinho, o pânico foi disseminado entre os alunos da Escola de Tempo Integral Professora Maria José Ferreira Gomes, no mesmo bairro. À primeira vista, o cenário encontrado por mim e pelo fotógrafo Fábio Lima era semelhante ao de caos posterior a atentado terrorista. O que não deixa de ser, ainda que em menor escala. Apavorados, pais carregavam filhas desacordadas ou na iminência de desmaios.

 

“Veio um cara aqui no portão, armado, e disse que se a escola não fosse esvaziada eles iriam invadir, atirar e incendiar. Todos começaram a correr e gritar”, descreveu uma das estudantes, ainda trêmula. Era a segunda escola a ter as atividades suspensas no Canindezinho. É que o citado ônibus fora incendiado bem em frente à Escola Municipal Jornalista Demócrito Dummar, que também teve as aulas do dia encerradas.


O veículo foi alvo de um coquetel molotov, arremessado por dois criminosos, por volta das 11 horas. O artefato surpreendeu o condutor, mas ele conseguiu descer. Já o cobrador, identificado como José Nunes, que tem deficiência física, ficou preso e teve queimaduras de 3º grau. Ele foi socorrido pelo colega e por moradores, levado a uma UPA e transferido para o IJF.


Enquanto ouvíamos o relato dos pais sobre a suspensão das aulas à tarde, o porteiro da escola liberava os alunos. Até que avistamos uma alta coluna de fumaça perto dali. Passamos, então, a guiar o motorista Alberto Brito e encontramos outro ônibus, ainda em chamas. O veículo da linha 466-Arvoredo/ Parangaba foi atacado por volta das 12h50min, no Planalto Ayrton Senna.


O motorista, que pediu para não ser identificado, contou que, próximo ao fim da linha, seis homens armados ordenaram que os trabalhadores descessem e utilizaram óleo diesel para atear fogo no ônibus. O grupo fugiu a pé. A fiação elétrica da rua também foi atingida. Moradores atônitos acompanhavam o trabalho dos Bombeiros.


Mais cedo, por volta das 9h30min, no Castelo Encantado, aproximadamente 15 passageiros desceram do veículos sob comando de quatro homens armados. “Foi tudo muito rápido. Em segundos o ônibus estava em chamas”, contou uma testemunha. Poucas pessoas aceitaram falar. Nenhuma delas se identificou. O veículo da linha 907–Castelo Encantado/ Centro ficou destruído.


Ainda de madrugada, um Ford Fiesta, que havia sido apreendido, foi incendiado na lateral do 8º Distrito Policial, no José Walter. O ataque ocorreu por volta das 3 horas. Conforme a delegada Socorro Portela, câmeras de segurança registraram a ação. Um inquérito foi aberto para apurar o caso.

O que você achou desse conteúdo?