Logo O POVO+
Vereadores propõem plebiscito para regulamentar Uber em Fortaleza
Cotidiano

Vereadores propõem plebiscito para regulamentar Uber em Fortaleza

A proposta de consulta pública precisa de mais uma assinatura para tramitar na Câmara Municipal de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

A polêmica de regulamentação da Uber em Fortaleza pode ser decidida pelo povo. Falta a assinatura de um vereador para que tramite na Câmara Municipal a proposta de plebiscito sobre a permissão do transporte individual privado de passageiros. Até agora, 14 vereadores apoiaram a ideia.

 

Proposta de autoria do vereador Soldado Noélio (PR), a consulta pública precisa ser votada na Casa. Se aprovada, será aplicada pela Justiça Eleitoral. “A maior parte da população de Fortaleza é a favor da regulamentação. O plebiscito é uma forma democrática de resolver essa questão”, explica Noélio.


Motorista da Uber há cinco meses, Washington Ramos defende a medida. “Precisamos chamar a atenção da população e dizer que não somos clandestinos. Eu não me sinto assim. Trabalho e pago meus impostos em dia”, diz, mencionando inúmeras apreensões de veículos na Capital e represálias por parte de taxistas.


Impostos, inclusive, são um dos argumentos apresentados por taxistas ao alegarem a ilegalidade de serviços como Uber, Táxi Amigo e carona remunerada. “Além de não pagarem impostos como os taxistas, os motoristas dos aplicativos não têm responsabilidade com o usuário. Continuamos a trabalhar para que a lei proíba esses serviços que tanto vêm nos prejudicando”, alegou o presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditáxi), Vicente de Paula Oliveira.


Da bancada governista na Câmara, Adail Júnior (PDT) é um dos vereadores mais críticos ao modelo da Uber, mas se põe a favor da regulamentação do Táxi Amigo. “Melhor seria um aplicativo da Prefeitura ou de um sistema local feito por um coletivo. A Uber é uma multinacional que impõe preços e cobra um alto percentual de 25% em cima das tarifas. Ninguém sabe o que é feito desse dinheiro”, pontua. O propositor do plebiscito rebate. “Depois da regulamentação, a empresa vai pagar imposto e poderão ser garantidos empregos e incremento à mobilidade urbana”, disse Noélio.


Após protesto, motoristas da Uber conseguiram reunião com vereadores, ontem pela manhã. Presidente da comissão provisória que recebeu os motoristas e um dos assinantes a favor do plebiscito, o vereador Julierme Sena (PR) opina que os preços cobrados por taxistas “são impraticáveis para a realidade fortalezense”. Também foi discutida a criação de Comissão Especial na Casa. Motoristas pedem audiência com o prefeito Roberto Cláudio.

 

Saiba mais


Motoristas da Uber lembram que a maioria dos transportes alternativos de Fortaleza, hoje regulamentados, começaram a circular ilegalmente, como topiques e mototáxis.

 

Conforme pesquisa O POVO/Datafolha divulgada em agosto, a maioria dos fortalezenses é a favor de regulamentar a Uber e o Táxi Amigo. Em relação à Uber, 65% se posicionam a favor e 12% contra. O Táxi Amigo tem apoio de 74%.

O que você achou desse conteúdo?