Logo O POVO+
Primeira etapa de viaduto da Aguanambi será liberada no sábado
Cotidiano

Primeira etapa de viaduto da Aguanambi será liberada no sábado

Quem trafegar na avenida Aguanambi rumo à BR-116 não precisará mais usar a rotatória
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]
A primeira parte do viaduto sobre a rotatória da avenida Aguanambi será entregue neste sábado. Segundo a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), no mesmo dia a passarela junto ao viaduto da avenida 13 de Maio também será aberta para a população.

 

O tráfego no viaduto sobre a rotatória vai ser liberado nas duas faixas do sentido Fortaleza-Interior, para acesso expresso à BR-116. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) prepara esquema de orientação por agentes no trecho.


O motorista de ônibus Eduardo Santos comemora a liberação de parte do elevado. “O trânsito aqui é intenso o dia inteiro, principalmente em horários de pico”, lembra. Em média, 51 mil veículos trafegam por dia na avenida Aguanambi, segundo a AMC. O fluxo é o segundo maior da Capital, atrás apenas do registrado na avenida Washington Soares.


Já o taxista Edson Júnior critica a abertura de parte da via. “Vão inaugurar pela metade. Nem placa tem ainda, a avenida está cheia de buracos”. A AMC informou que a sinalização será feita antes da liberação do trecho.


Mesmo tendo sido inicialmente anunciada para dezembro pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), a obra ainda será liberada dentro do prazo oficial, de acordo com a titular da Seinf, Manuela Nogueira. “Foi necessário mais tempo para transportar a estrutura metálica”, justifica. Sobre os transtornos, a gestora pediu paciência. “Trabalhamos para minimizar os prejuízos, então podem haver momentos de liberação, mas até janeiro, parte do tráfego será complicado”, reconheceu.


Na tarde de ontem, foram instalados os elevadores para pessoas com mobilidade reduzida anexos às torres da passarela metálica, última etapa da passagem. A estrutura vai permitir a extinção do semáforo para a travessia de pedestres no local.

 

Nova Aguanambi

As duas obras fazem parte da primeira fase do corredor BR-116/Aguanambi, projeto de requalificação viária entre a avenida Domingos Olímpio e o viaduto sobre a avenida Borges de Melo.

 

Na próxima fase, além do sentido inverso de tráfego no viaduto, será entregue a recuperação da avenida Aguanambi, com novo pavimento, novas calçadas, ciclovia, sistema de drenagem e corredor de ônibus no canteiro central similar ao da avenida Bezerra de Menezes. A previsão é de que tudo esteja pronto em janeiro de 2018.

O que você achou desse conteúdo?