Logo O POVO+
Parceria entre MPCE e consulado dos EUA permitirá troca de informações
Cotidiano

Parceria entre MPCE e consulado dos EUA permitirá troca de informações

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Investigações de crimes internacionais devem ganhar mais agilidade após acordo firmado ontem entre o Ministério Público do Estado (MPCE) e o Consulado Geral dos Estados Unidos. A ideia é “informalizar” as relações e reforçar o cerco de combate ao terrorismo, corrupção e tráfico de drogas e de seres humanos.


As duas instituições pretendem trocar informações de serviços de inteligência e promover treinamentos contra a criminalidade. O Termo de Cooperação Técnica Internacional vigora, inicialmente, por cinco anos. De acordo com o procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Barroso Rios, esse tipo de permuta de dados já existe, mas foi necessário oficializar. Ele também adiantou o interesse em aproveitar o modo como os americanos modulam e atuam no combate a alguns tipos de ilegalidades.


Conforme o cônsul-geral dos EUA em Recife, Richard Reiter, um dos pontos mais importantes da parceria é deixar em aberto as oportunidades para troca de informações e aperfeiçoamento das técnicas investigativas dos dois países.


O chefe do setor de Investigação do Consulado dos EUA, Gabriel Macias, explicou que o acordo firmado ontem não afeta brasileiros que viajam para o País. Segundo ele, ainda que o governo americano esteja em processo de mudança das leis migratórias, a cooperação é administrativa. (Igor Cavalcante)

O que você achou desse conteúdo?