Logo O POVO+
Mãe entra na Justiça contra pai que levou a filha do casal para o RN
Cotidiano

Mãe entra na Justiça contra pai que levou a filha do casal para o RN

Além de ter a filha levada para outro estado, ela conta que toda a comunicação foi cortada. O pai afirma que nunca impediu o contato entre mãe e filha
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Há pouco mais de três meses sem ver a filha de dois anos, uma mãe entrou com processo judicial contra o pai da menina. No último dia 11 de dezembro, o operador de caixa de 30 anos, que mora em Mossoró (RN), foi à casa da criança, que reside com a mãe e a avó, no Centro, em Fortaleza, buscá-la. O acordo seria levar para uma visita e trazer de volta à Cidade uma semana depois, dia 18. Até o fechamento desta matéria, mãe e avó aguardam a

chegada da criança.

[SAIBAMAIS]

Neste texto, não serão expostos o nome de nenhuma dos envolvidas no caso a fim de preservar a identidade e os direitos fundamentais da menina.


“Em 2015 nossa filha nasceu. Em março do ano passado, ele foi morar em Mossoró e eu e ela ficamos aqui na casa da minha mãe”, contou a auxiliar de serviços gerais. De acordo com ela, o casal não havia se separado. Em outras duas vezes, a menina havia ido com o pai ao Rio Grande do Norte, estado vizinho. “E sempre ficou tudo bem: levou e trouxe nos dias marcados. Eu nunca imaginei que ele ia fazer isso”, conta enquanto mostra as três bonecas de Natal ainda dentro das caixas, que a pequena não chegou a ganhar.


A avó diz que suspeitou que a neta não chegaria quando o pai pediu os outros documentos da menina. “Ele já tinha o registro dela e pediu o batistério (registro de batismo na Igreja Católica), aí eu desconfiei”, conta.

 

Espera

Após a espera pelo Natal e Ano Novo juntos, a auxiliar de serviços gerais conta que foi cortado qualquer tipo de contato com a filha. “Muitas vezes ele prometia que ia trazer ela de volta. Aí no dia 1º ele me falou que não ia mais trazer, me bloqueou nas redes sociais, não atendeu minhas ligações”. De acordo com ela, o marido teria feito isso para forçá-la a ir morar em Mossoró com ele e a filha. Começou para ela o desespero.

 

As duas, mãe e avó, peregrinaram em quatro delegacias até descobrirem que o caso era tratado na Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa). Acessaram a Defensoria Pública e abriram processo na 14ª Vara de Família do Ceará.


Em entrevista ao O POVO, o pai da menina conta que nunca cortou o acesso entre mãe e filha. “Eu não estou prendendo a filha dela, eu trouxe para passar um tempo comigo. Ela nunca entrou em contato comigo. Eu que falava, perguntava, ela nem respondia e bloqueou todo mundo aqui nas redes sociais”, diz. De acordo com o operador de caixa, ele chegou a ser ameaçado pela esposa ao dizer que iria buscar os pertences em Fortaleza.


O pai nega ter dito que não voltaria mais com a criança. Ele não explica o motivo de ainda não ter deixado, conforme o acordado, mas diz que pretende deixar a menina de volta ao convívio da mãe; não especifica quando. E completou: “Quando a mulher se casa, vai para onde o marido estiver. Ela não quer sair da barra da saia da mãe”.


O processo corre em segredo de justiça em Fortaleza. Um mandado de busca e apreensão foi requisitado e aguarda apreciação do juiz responsável. (Eduarda Talicy)

O que você achou desse conteúdo?