Logo O POVO+
Festa anual destaca importância das árvores
Cotidiano

Festa anual destaca importância das árvores

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

“Porque as árvores são importantes?” foi a pergunta aos visitantes do Parque do Cocó, em um domingo de atividades, grama verde, piquenique e comemoração. Ontem foi aberta a Festa Anual da Árvore. Até o fim deste mês, oficinas, excursões e palestras acontecerão em alusão à data em 13 Unidades de Conservação (UC) do Ceará.


“A natureza é importante pra gente, dando ar. Quando eu crescer vou proteger, porque é para a sobrevivência dos seres humanos”, afirmou Joaquim, 7 anos. O menino, que sobe nas árvores, vasculha-as de cima a baixo e resume o sentimento de preservação. Em casa, ele gosta da acerola que dá no pé plantado. “Mas eu prefiro caju. Amo as árvores porque elas dão muito fruto”, diz o irmão de Joaquim, Bernardo, 10 anos.


Reflorestamento

Projeto de florestamento e reflorestamento desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) deverá incluir, além do Parque do Cocó e do rio Pacoti, ações também no entorno do Cedro (em Quixadá), no Riacho Ipuçaba, que gera a Bica do Ipu e no município de Piquet Carneiro, nas margens do açude São José. “É mais difícil trabalhar com a Caatinga”, ressaltou o titular da Sema, Artur Bruno. As ações têm prazo até o fim da gestão do governador Camilo Santana (PT).

 

“Queremos ver a possibilidade de dobrar a quantidade de plantio. Estamos fazendo 71 mil (árvores plantadas) e queremos 150 mil até o fim do ano que vem. Vamos sempre ampliar o que estamos fazendo”, afirma o secretário.


Artur Bruno ressaltou que o Decreto de regularização do Parque do Cocó sairá no dia 4 de junho. Os projetos inicialmente divulgados para urbanização, com a construção de via paisagística, deverão ser revistos. (Sara Oliveira)

O que você achou desse conteúdo?