Logo O POVO+
Dicas para evitar choques elétricos
Cotidiano

Dicas para evitar choques elétricos

Edição Impressa
Tipo Notícia

Tome cuidado com tudo o que precisa de energia elétrica para funcionar: ventilador, geladeira, microondas, forno elétrico, aparelho de som, por exemplo.

Não sobrecarregue um “T” (adaptador de tomada também conhecido por benjamin). Ele concentra num ponto só uma intensidade de correntes muito elevadas, que podem provocar aquecimento, chegar ao ponto de derretimento do adaptador e causar princípio de incêndio.

Não manuseie nem faça improviso com instalações elétricas. Procure profissionais qualificados e o serviço prestado pela distribuidora. Ligações clandestinas causam acidentes, sobrecarregam a rede elétrica e prejudicam o fornecimento de energia.

Chuvas, ventos, galhos de árvores, colisões em postes e outros acidentes podem danificar a rede elétrica, com cabos partidos, pendurados ou caídos no chão. Evite o contato com eles, pois ele pode estar energizado mesmo que falte luz no local.

São basicamente três tipos de tensão: baixa, média e alta. Nem todo fio partido pertence à tensão mais alta. No entanto, em fios de média e alta tensão, o choque pode acontecer apenas com a aproximação. O que pode levar a queimaduras, mutilações e até à morte. Apenas profissionais da área têm conhecimento técnico suficiente para esta diferenciação.

As crianças devem ter cuidado ao soltar pipas para não encostar em objetos estranhos pendurados à rede elétrica. Elas podem enroscar em fios com risco de descarga elétrica. As pipas não podem conter materiais metálicos, pois são condutores de eletricidade.

O uso do cerol (pó de vidro com cola) em pipas é outro risco, pois ele corta a camada de borracha que reveste fios de alumínio ou de cobre e cria a transferência de corrente elétrica. Outro fator é o risco de acidentes para os motociclistas.

Como proceder em caso de choque

Não toque na vítima nem se aproxime de fios caídos ou objetos em contato com eles, como cercas metálicas, portões de ferro ou varais de roupa. Se for possível, desligue imediatamente a fonte de eletricidade. Nas residências, esta fonte é o disjuntor (registro geral).

Se não for possível desligar a fonte, interrompa o contato da vítima com a corrente elétrica com um material não condutor seco: pedaço de madeira, corda ou borracha. Nunca utilize materiais molhados, objetos metálicos. Nem toque diretamente na vítima.

Verifique se a vítima está consciente e respirando. Se não estiver, tente manter a calma para aplicar os primeiros socorros. Enquanto isso, peça a alguém para chamar um serviço de emergência pelo número 190.

Fonte: Enel Distribuição Ceará

O que você achou desse conteúdo?