Logo O POVO+
Contra nova direção, indígenas ocupam prédio da Funai em Fortaleza
Cotidiano

Contra nova direção, indígenas ocupam prédio da Funai em Fortaleza

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Representantes dos povos indígenas do Ceará estão ocupando a sede da Coordenação Regional Nordeste II, da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Fortaleza, desde o último dia 20. Os manifestantes se colocam contra a extinção de cargos no órgão e a nomeação de Tanúsia Maria Vieira como titular da Coordenação Regional Nordeste II. O setor é responsável pela gestão do órgão nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. 

 

São 150 pessoas se revezando na sede do órgão, no bairro Amadeu Furtado.  No espaço, eles armaram barracas e redes para passar as noites no local. Toda a estrutura do órgão está ocupada e, na tarde de ontem, apenas um segurança da Funai trabalhava na sede.


De acordo com Dourado Tapeba, uma das lideranças do movimento, a ocupação ocorreu após a presidência da Funai descumprir a promessa de não nomear Tanúsia Maria como coordenadora regional. Uma outra ocupação do tipo já havia sido realizada neste mês. “O movimento indígena não aceita nomeação por indicação partidária. O interesse dessa nomeação não é dos índios, mas dos posseiros”, critica Dourado.


Ele defende que a ocupação deve permanecer até que seja deferida a exoneração da funcionária. “A coordenação deve ser de uma pessoa indicada por nós ou que eles buscassem pessoas que não tenham interesses contrários a nossa luta”.


A liderança também critica a extinção de 347 cargos, por decreto do último dia 24. “O órgão já está num déficit que chega a 6 mil servidores. Extinguir outros cargos é um enterro para a Funai. A gente quer que ela se fortaleça”, opina.


Por e-mail, a assessoria de comunicação da Funai reiterou o pronunciamento do presidente do órgão, Antônio Costa, que atribuiu a extinção dos cargos à crise econômica do País. “A diretoria da Funai, em reunião permanente em Brasília, não medirá esforços para adequar a instituição à nova realidade”, escreveu.


A fundação não se pronunciou sobre as críticas à nova coordenadora regional nem se aprofundou sobre a ocupação do órgão em Fortaleza. Tanúsia Maria Vieira não foi localizada pelo O POVO. (Rômulo Costa)

O que você achou desse conteúdo?