Logo O POVO+
Celebração de São José dá lugar a caminhada em preparação para Páscoa
Cotidiano

Celebração de São José dá lugar a caminhada em preparação para Páscoa

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Com terços e guarda-chuvas, em grupos ou sozinhos, milhares de católicos fizeram a pé o trajeto entre a igreja Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe, e a Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro. A IX Caminhada Penitencial marcou o terceiro domingo do tempo litúrgico da Quaresma, convidando os fiéis a viver o período de conversão antes da festa da Páscoa. No caminho e na Catedral, os sacerdotes se disponibilizaram para realizar confissões.


No Mucuripe, a missa foi iniciada às 7 horas e se estendeu pelas ruas. O sentido da penitência na Quaresma é o da mudança interior, pedindo perdão pelos fatores que atrapalham a caminhada cristã, orientou o monsenhor João Jorge, vigário geral da Arquidiocese de Fortaleza. Lembrando o dia de São José, ele ressaltou para os fiéis o exemplo de escuta à vontade de Deus presente na vida do santo.


O percurso incluiu as avenidas Abolição e Historiador Raimundo Girão, e a caminhada foi vivenciada com orações e cânticos pelos seguidores. Com 19 anos, a estudante Suelen Cruz diz participar desde pequena saindo da paróquia que frequenta, no Mucuripe. “É incentivo para refletir sobre a Paixão e tudo o que Cristo sofreu por nós”, acredita. Dentre os primeiros seguidores, havia o revezamento para carregar a cruz de madeira representando o sacrifício de Jesus.


A procissão em homenagem a São José não foi realizada neste ano para dar lugar à Caminhada Penitencial. O dia de celebração ao padroeiro do Ceará coincidiu com o terceiro domingo da Quaresma, data reservada para a caminhada na Arquidiocese de Fortaleza. A missa em honra a São José na Catedral será celebrada hoje, ao meio-dia.

 

SERVIÇO

 

Missa de São José

Catedral Metropolitana de Fortaleza

Praça da Sé, s/n - Centro

Quando: hoje, às 12 horas

Mais informações: 3388 8701

 

O que você achou desse conteúdo?