Logo O POVO+
Apreensão de armas de fogo no Carnaval cresce 37,8% no Ceará
Cotidiano

Apreensão de armas de fogo no Carnaval cresce 37,8% no Ceará

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A Polícia Civil e a Polícia Militar recolheram 91 armas e realizaram 487 apreensões e prisões de pessoas nas 108 horas que correspondem ao período da Operação Carnaval. A ação começou às 18 horas da sexta-feira, 24, e terminou às 6 horas da Quarta-feira de Cinzas, 1º. Em 2016 o número de armas apreendidas foi 66 — um aumento de 37,8%.

 

Em Fortaleza foram 19 armas; na Região Metropolitana, nove; no Interior Norte, 21 e no Interior Sul, 42. O grande número de apreensões no Interior Sul foi comentado pelo secretário da Segurança André Costa como uma questão de cultura das pessoas da região de portar armas. Ele destacou que houve ainda apreensão de armamentos de grosso calibre, como fuzis e metralhadoras.


Em relação à apreensão de entorpecentes, houve um aumento de 14,89% (de 32,22 quilos para 37,02 quilos).


O gestor creditou o aumento das apreensões à atuação dos policiais. “Eles se sentem mais valorizados. E isso tem resultado no trabalho nas ruas. Se melhorar dentro vai refletir fora. A valorização no trato do profissional da Segurança Pública está resultando no trabalho. É o mesmo efetivo com mais resultado. Pois o policial está mais motivado e se sente mais valorizado”, ressaltou ontem durante a divulgação do balanço.


Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSPDS), ações de combate ao tráfico aconteceram em Aracati, Camocim, Crateús, Fortaleza e Paracuru. No sábado, equipes da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), do Departamento Técnico Operacional e da Delegacia Municipal de Horizonte, com cães farejadores, apreenderam entorpecentes na rodoviária de Aracati. A proprietária do material foi identificada como Willa Maria Silva Amaral, de 33 anos, conhecida como Amora. As equipes retornaram a Fortaleza e apreenderam o restante do entorpecente que pertencia a Willa Maria. Na ação foram apreendidos 19,2 quilos de droga. (Jéssika Sisnando)



O que você achou desse conteúdo?