Logo O POVO+
Alunos protestam por transporte escolar em Pacatuba
Cotidiano

Alunos protestam por transporte escolar em Pacatuba

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
Estudantes de escolas públicas municipais e estaduais de Pacatuba protestaram, na tarde de ontem, contra a falta do serviço de transportes escolares no Município da Região Metropolitana de Fortaleza. Os alunos se reuniram para acompanhar sessão na Câmara de Vereadores.

 

“O transporte está suspenso desde o início das aulas, dia 6 de fevereiro. Está muito complicado porque tem pessoas da minha escola que estão faltando aula por não terem como chegar”, contou Kethullin dos Santos, 15. Ela cursa o segundo ano na Escola Profissionalizante Professora Luiza de Teodoro Vieira e afirmou que alguns estudantes chegam a fazer cotas para pagar passagens de outros alunos. Ela disse que os alunos já tinham estado na Câmara no dia 23 de fevereiro.


Janaína Izídio, 40, é mãe de uma das estudantes que estavam no local e reforçou que a falta de transporte tem trazido problemas. “Até agora, todos estão pagando passagem. Quem pode paga. Quem não pode perde aula. Está chegando o período de provas e eles estão perdendo esse conteúdo”, preocupou-se.


A audiência ontem contou com 13 vereadores para discutir o problema. No local, havia mais de 50 estudantes.


Além de acompanharem a sessão, um grupo de estudantes também foi à sede da Prefeitura para buscar esclarecimentos sobre o assunto com o prefeito, Carlomano Marques (PMDB), que não estava no local. Os alunos foram recebidos pela secretária da Educação do Município, Kelly Cavalcante. Em entrevista ao O POVO, Kelly afirmou que foi dada entrada na licitação para o serviço ainda em janeiro último. “Demos entrada ainda quando assumimos, mas tem um trâmite legal e é uma licitação burocrática que está ocorrendo”, explicou.


A licitação de modalidade pregão (em que a disputa pelo fornecimento é feita em sessão pública, por meio de propostas e lances, para classificação com a proposta de menor preço) terá início no próximo dia 9. “A ideia é que, neste primeiro momento, a gente já consiga definir quem será o prestador de serviços para a frota iniciar logo na semana seguinte”, afirmou a secretária.


A frota de transporte escolar de Pacatuba tem hoje nove veículos, que estão parados por falta de motoristas. Com a licitação, a frota deverá ser aumentada em 11 veículos, de acordo com a secretária. A licitação prevê ainda a contratação de novos condutores. Ainda segundo Kelly Cavalcante, a verba já está prevista. (Eduarda Talicy)

 

Saiba mais


A solicitação

feita pela Prefeitura de Pacatuba para a licitação foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 21 de fevereiro.

 

Na Cidade, o transporte atende a alunos das redes municipal e estadual e estudantes universitários.

 

Desde o início do período letivo de 2017, nenhum deles está sendo atendido com o serviço.

 

De acordo com a publicação oficial, o certame para contratação de prestador de serviço para o transporte terá início no próximo dia 9 às 9 horas.
O que você achou desse conteúdo?