Logo O POVO+
Sem merenda e transporte, alunos estão sem aula em Paracuru
Cotidiano

Sem merenda e transporte, alunos estão sem aula em Paracuru

Irregularidades em processos licitatórios e problemas com lotação de professores impediram o início das aulas nesta semana
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]
Dois dias antes da data prevista para o ano letivo de 2017 começar, os cerca de sete mil alunos da rede municipal de Paracuru (Litoral Oeste) souberam que não teriam aula. Faltam merenda, transporte e professores. Os livros destinados ao ensino ainda estão amontoados em um dos corredores da Secretaria da Educação.

[SAIBAMAIS] 

Nas escolas, o cartaz na porta não explica os motivos do atraso nem indica uma nova data para começo das aulas. Mesmo sem comida e ônibus, entretanto, a promessa da Prefeitura é de que as escolas abram as portas segunda-feira, 13.


“Era previsto (o início das aulas) para o dia 6 de fevereiro. Estava tudo certo. No dia 3, às 10 horas, o diretor chegou de uma reunião na Prefeitura e disse que tinha sido suspenso por causa da licitação da merenda”, contou uma professora que preferiu não se identificar. Ela trabalha na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Padre João da Rocha.


O POVO apurou que houve problemas nos processos licitatórios da merenda e do transporte escolar. Além disso, os salários dos servidores estão atrasados. “A sorte é que eu trabalho em uma escola particular, então paguei as contas”, citou a professora.


“Uns dizem que é falta de fardamento, outros falam que o problema é o transporte. Ninguém tem resposta”, resume a doméstica Deuzimar Coelho. Mãe do Gustavo, 4, ela espera ansiosa pelo início das aulas. “Ele já está matriculado. E quanto mais demora a começar, mais vai demorar a terminar. Muda tudo”, queixou-se.


Secretária

A secretária da Educação de Paracuru, Diana Jaqueline Meireles, diz que o início das aulas foi postergado por vários motivos. Contratação irregular e falta de professores, além de escolas sucateadas seriam os principais. “Em suma, o problema de as aulas não iniciarem são os professores, que nós estamos fechando o quadro para lotar. Dia 13 já vai começar”, frisa.

 

Conforme ela, a licitação para aquisição da merenda escolar ocorrerá hoje. Com isso, na segunda-feira os processos ainda não terão chegado ao fim. “Nós faremos uma força-tarefa nas escolas. Vamos nos articular para que, dentro das possibilidades, a gente receba os alunos da melhor maneira possível”, garante.


As soluções provisórias, de acordo com Diana, incluem o aumento do fornecimento de alimentos pela agricultura familiar. “Se for o caso, a gente reduz o horário (de aula)”, sugere. Assim, os alunos não precisariam comer na escola. Para o transporte, ela diz, eles devem suprir a necessidade — calculada em nove novos ônibus — com os 12 já pertencentes ao Município.

 

Saiba mais


Dos 7.114 alunos de Paracuru, 3.636 são da zona urbana e 3.478 da zona rural.

 

A Prefeitura possui 12 ônibus próprios, cada um com uma média de 50 lugares. Para transportar os alunos, são necessários mais nove ônibus, que seriam contratados via licitação.

 

Sete veículos servem também para transportar universitários.

 

Um caminhão de transporte da merenda estava estacionado ao lado da Secretaria da Educação, na última quarta-feira, 8.

 

O prefeito de Paracuru é José Ribamar Barroso Baptista (PSDB). O empresário tem 84 anos e já havia sido gestor da Cidade.

 

O que você achou desse conteúdo?