Logo O POVO+
Quadrilha faz reféns, explode dois bancos e troca tiros com a PM
Cotidiano

Quadrilha faz reféns, explode dois bancos e troca tiros com a PM

Grupo criminoso tentou atingir helicóptero com fuzil AR-15 e fugiu levando dinheiro de bancos de Missão Velha
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Uma quadrilha interestadual, formada por aproximadamente dez homens, sitiou a cidade de Missão Velha, no Cariri, na madrugada de ontem. O grupo fez reféns, trocou tiros com policiais militares e explodiu os cofres de duas agências bancárias, roubando o dinheiro dos estabelecimentos. Os reféns foram liberados e o grupo conseguiu fugir. Até o fechamento desta matéria, eles ainda eram procurados. A Polícia recuperou parte do dinheiro, mas não divulgou a quantia.

 

Antes e depois do ataque, houve troca de tiros com policiais militares. Pelo menos dois dos assaltantes, que utilizavam fuzis, espingardas e pistolas, foram baleados durante a ação. Um deles, que teria perdido bastante sangue, foi atingido durante confronto com policiais em um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).


“Eles estavam atirando com um fuzil AR-15, calibre 556, com alcance superior a 600 metros. E a aeronave estava sobrevoando numa altitude inferior a essa. Por sorte não foi atingida e derrubada. Eles abandonaram o carro e se embrenharam na mata. A traseira do veículo estava cheia de sangue”, detalhou o comandante do Policiamento do Interior (CPI) da Região Sul, coronel Francisco Souto.


Segundo ele, o grupo utilizou quatro veículos durante a ação, que foi registrada por volta da 1h30min. Duas carretas roubadas foram atravessadas na estrada, no acesso da Cidade, que dá para Barbalha e Juazeiro do Norte. Nesta última, a carreta foi incendiada. Em seguida, divididos em uma Blazer e um Space Fox, eles se dirigiram ao destacamento da PM e às agências do Bradesco e do Banco do Brasil.


No destacamento, os ocupantes do Space Fox trocaram tiros com os PMs que estavam de plantão. Um dos criminosos foi atingido. No asfalto, junto a cápsulas deflagradas de fuzil, os policiais encontraram gotas de sangue. O grupo então rendeu dois moradores que estavam numa praça, pai e filho, e os fizeram reféns até que os cofres fossem explodidos. As agências ficaram parcialmente destruídas.

[FOTO2]

Os dois reféns foram liberados, sem ferimentos, durante a fuga, numa estrada vicinal na saída da Cidade, no distrito de Jamacarú, que dá acesso aos municípios de Brejo Santo, Porteira e Jardim, todos próximos à divisa com Pernambuco. O veículo não foi localizado.

 

Ciopaer

Por volta das 3 horas, a Blazer, que havia sido roubada na cidade pernambucana de Floresta, foi avistada por policiais do Ciopaer, na CE-153, que leva à cidade de Jardim. Houve nova troca de tiros. O veículo foi abandonado e o grupo entrou na mata. Conforme o inspetor Mauro Lopes, da delegacia de Missão Velha, dentro do carro estavam: um fuzil calibre 762, duas pistolas, seis bananas de dinamite e dois sacos, com R$ 187.450. Horas depois, dentro da mata, foram encontrados outro fuzil, calibre 556, e uma espingarda calibre 12.

 

Saiba mais

Missão Velha
não havia registrado ataques a banco em 2016. A última ação se deu em 23 de fevereiro de 2015, quando a família de um gerente do Banco do Brasil foi mantida refém por uma madrugada, até o banco ser aberto e o dinheiro, roubado. Com as ações, subiu para nove o total de instituições atacadas este ano. Em 2016, dois ataques haviam sido registrados no período.
 
Participavam ontem das diligências policiais de Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo, Iguatu, além do efetivo do Batalhão de Divisas e do Comando Tático Rural (Cotar) do Cariri. “Essa quadrilha é profissional. Mas estamos identificando todos. Trata-se de uma quadrilha interestadual, com apoio local. Pelo menos quatro seriam cearenses. As diligências continuam”, disse o coronel Francisco Souto. 

O que você achou desse conteúdo?