Logo O POVO+
O POVO dá dicas para garantir uma folia segura para as crianças
Cotidiano

O POVO dá dicas para garantir uma folia segura para as crianças

Hidratação, cuidado com tintas e maquiagens, uso de protetor solar. Para caírem na folia, os pequenos precisam de segurança. Especialista dá dicas
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Estar com outras crianças, dançar, se encantar com os confetes coloridos ou as bolinhas de sabão no ar. O Pré-Carnaval das crianças é um momento sadio, cheio de diversão e descobertas. Mas é preciso cuidado. Roupa, alimentação, forma de brincar… os pais precisam estar ainda mais atentos quando a programação do fim de semana incluir um bailinho infantil.

[SAIBAMAIS] 

Em Fortaleza, há várias opções. Do shopping à praça, do temático ao concurso de fantasia, da banda ao som mecânico. Personagens, pinturas, alegria. “Eu tenho boas lembranças dos meus carnavais. Foram momentos muito importantes na minha vida, principalmente em relação à socialização e musicalização”, conta a jornalista Karla Sousa, mãe do Gustavo, de um ano e meio. Em 2016, o Guga ainda não andava. Foi tudo mais fácil. Para Karla, é fundamental vestir algo confortável, escolher um lugar na sombra e não oferecer comida vendida na rua. “É importante levar água, suco e lanche. E levá-lo a um evento voltado somente para crianças”, afirma.


Cuidados

A pediatra Regina Portela destaca a importância da socialização em ocasiões que reúnam muitas crianças. “Estar com outras crianças estimula o desenvolvimento. E brincar com segurança é fundamental nesse processo”, avalia.

 

Tomar bastante água é um dos pontos principais na lista dos cuidados antes de os pequenos caírem na folia. “Qualquer festividade onde a criança despende muita energia, ela transpira muito e é mais fácil de desidratar. O organismo dela tem uma compulsão muito grande de água”, detalha a médica. E se hidratar não significa beber refrigerante ou suco, que tem alto teor de frutose. É água mesmo!


Sobre os inúmeros pedacinhos de papel espalhados por toda parte, a médica diz que o perigo não está na ingestão (já que a tendência é a eliminação). “O risco maior é colocar no nariz. Se após algumas horas a mãe notar um cheiro forte saindo do nariz, pode ser o papel”, explica. Um médico deverá ser procurado.


Pintura de rosto também está entre as brincadeiras de Carnaval que merecem atenção. De acordo com Regina, muitas tintas e maquiagens não são recomendadas para crianças, causam irritabilidade na pele e podem despertar alergia.


No mais, os cuidados que a maioria dos pais já costuma ter quanto à mudança de rotina, o soninho e a excitação que pode não terminar mesmo em casa.


O POVO online

Acompanhe a cobertura em

www.opovo.com.br/noticias/carnaval

O que você achou desse conteúdo?