Logo O POVO+
Noruegueses visitam manguezal no Eusébio
Cotidiano

Noruegueses visitam manguezal no Eusébio

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
Um ano do curso de ensino médio de 50 estudantes noruegueses está sendo vivido dentro de um veleiro considerado o mais antigo do mundo em operação. Em passagem por Fortaleza, o grupo percorreu ontem a Trilha do rio Pacoti, no Eusébio, a fim de conhecer a fauna e a flora do litoral cearense. A caminhada foi guiada por profissionais do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

“Eles nos disseram que nunca tiveram essa vivência numa região de manguezal”, relatou o biólogo Marcelo Mouro, do Labomar. Marcelo disse que os estudantes compartilharam com os profissionais do instituto experiências que viveram nos últimos meses de viagem. “Eles estão passando por vários continentes. Pararam na África, na Ilha de Santa Helena (que fica entre os continentes africano e sul-americano) e daqui seguem para Porto Rico”, comentou.


Para Mandy Morell, que coordena os estudantes no navio-escola A%2b World Academy, conhecer o manguezal, as dunas, as frutas, os bichos e a mata que circundam o rio Pacoti foi importante para o grupo comparar os ecossistemas dos lugares que eles visitam durante a experiência, a exemplo dos vermelhos caranguejos da ilha Christmas, na Austrália, e os pequenos e cinzentos do manguezal cearense.


Mandy também esclareceu que, no navio-escola internacional, os estudantes continuam a aprender sobre matemática, história, inglês, espanhol e outras disciplinas do ensino médio. Contudo, segundo ela, são destacados, em classe, aprendizados específicos para torná-los marinheiros, navegadores e engenheiros. “Imagine um navio pirata”, brincou a diretora sobre a aparência
da embarcação.


Na trilha, os noruegueses receberam explicações sobre o ecossistema e puderam ainda navegar de caiaque e stand up paddle (SUP) pelo rio Pacoti. O mesmo serviço é oferecido a quem procurar o Labomar, segundo a coordenadora do Programa de Educação Ambiental Marinha (Peam) do Instituto, Núbia Limaverde. “A procura é grande e todos os visitantes adoram”, garantiu a gestora. (Luana Severo)

 

Serviço 

 

Trilha do rio Pacoti

Para agendar visita guiada à Trilha do rio Pacoti, entre em contato pelos telefones
(85) 9 8737 5683 e 9 8543 7396.
O que você achou desse conteúdo?