Logo O POVO+
Mais de 200 crianças estão sem tomar anticonvulsivante
Cotidiano

Mais de 200 crianças estão sem tomar anticonvulsivante

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pacientes estão denunciando a falta de medicamentos que deveriam ser entregues pelo Governo do Estado. Pacientes transplantados afirmaram que o desabastecimento existe desde novembro de 2016. Ontem, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), grande parte dos medicamentos já estava no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Hospital de Messejana. “O Azatioprina 50 mg é o único que está em falta no momento, com previsão de entrega ainda para esta semana”, informou a Sesa através de nota.

 

Já o anticonvulsivante Sabril (cujo princípio ativo é a vigabatrina 500mg) não está sendo recebido por 233 crianças. “Meu filho tem paralisia cerebral e precisa tomar esse remédio para não ter convulsões que podem deixar ele em estado vegetativo. Ele toma dois frascos, cada um é R$ 300”, conta o vigilante Ivan Rodrigues Sampaio, 40. Grupo de pais e mães estará hoje em frente à Sesa para reivindicar a distribuição da medicação.


A Sesa informa que a compra foi inviabilizada pela falta de cotação por parte do único fabricante do Sabril. Uma dispensa de licitação está em curso para que o remédio seja comprado. A previsão, de acordo com a pasta, é de que a distribuição aconteça novamente em março.

O que você achou desse conteúdo?