Logo O POVO+
Fortaleza tem 96% das escolas com padrão desejável de alfabetização
Cotidiano

Fortaleza tem 96% das escolas com padrão desejável de alfabetização

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza tem 96% das escolas com padrão desejável de alfabetização, segundo dados preliminares do Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica (Spaece-alfa). Os números, divulgados na noite de ontem e referentes a 2016, apontam que 195 das 203 escolas da Capital avaliadas pelo exame obtiveram mais de 150 pontos, o que as classifica com aprendizagem desejável para o 2º ano do ensino básico.

 

Esse número é 33% maior que as 146 escolas que conseguiram essa classificação em 2015. Além disso, Fortaleza atingiu a média de 180,4 pontos na avaliação do 2º ano do ensino básico, cinco pontos abaixo que os 185,6 observados na média do Ceará.


A margem da Capital para o restante do Estado diminuiu nos últimos anos. Em 2014, Fortaleza teve o pior desempenho entre os 184 municípios do Ceará no Spaece, com 136,3 pontos, quase 30 abaixo da média estadual (165,2).


O prefeito Roberto Cláudio (PDT), que apresentou os dados do Spaece, comemorou os resultados. “Ter 96% das escolas com padrão desejável é para nós mais importante que qualquer obra. Mas ainda tem muito que ser feito para que essas escolas estejam no mesmo nível das melhores particulares de Fortaleza. É preciso que essas mudanças continuem”, ressaltou.


O Spaece avalia ainda o desempenho dos alunos do 5º e do 9º do ensino fundamental nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. O próprio Roberto Cláudio reconhece que Fortaleza poderia ter obtido um desempenho melhor nessas áreas, embora enfatize melhora nas notas em relação a anos anteriores.


“A gente teve ano a ano melhoria de Matemática e Português do 5º ao 9º ano. Nessas duas, o caminho é mais longo. Precisamos mudar com mais perseverança. Na alfabetização, como a gente deu maior prioridade, a mudança foi mais profunda”, analisou o prefeito.


“O trabalho é de formiguinha mesmo. Apoiar a escola, investir na formação de professor, disponibilizando materiais. Vamos investir também nisso para que esse crescimento chegue para todas as crianças”, dialogou Dalila Saldanha, secretária municipal da Educação. (João Marcelo Sena)

 

Números

 

180,4 pontos é a média obtida por Fortaleza no Spaece-Alfa. 20 a mais que em 2015

 

Saiba mais


Spaece-alfa

O Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica foi implantado em 2007 no Ceará junto com o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic).

 

Português e Matemática

O Spaece avalia ainda o desempenho dos alunos do 5º e do 9º ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.


5º ano

Para o 5º ano, Fortaleza obteve 212,6 pontos para Língua Portuguesa e 220,5 em Matemática.

 

9º ano

No 9º ano, os resultados da Capital foram 251,6 e 257,6 para Português e Matemática, respectivamente.

 

Dados preliminares

Os números divulgados ontem pela Prefeitura e pela Secretaria Municipal da Educação são considerados preliminares. Os dados consolidados serão revelados apenas em maio, quando as correções de nota forem realizadas.

 

O que você achou desse conteúdo?